AS ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA

Juliana de Moura PINTO, Maria Eduarda Fernandes PEDROSA, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


O acolhimento é visto como o primeiro contato do usuário com o profissional de saúde na atenção básica, sendo a ferramenta principal na organização dos serviços de saúde. O acolhimento está ligado ao ato de acolher, ouvir, dar atenção, conhecer as necessidades de cada usuário, realizando-o com empatia, respeitando a singularidade de cada indivíduo, focando na resolução dos problemas dos usuários. O presente estudo tratou-se de uma pesquisa integrativa de literatura, descritiva, com abordagem quali-quantitativa, procurando autores que abordassem sobre a temática. As fontes utilizadas foram as bases de dados Scielo, Google Acadêmico e em Revistas de Enfermagem e de Saúde e Manuais e Cadernos do Ministério da Saúde. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção do usuário em relação ao acolhimento do enfermeiro, de acordo com uma revisão integrativa de literatura sobre o tema, analisando artigos compreendidos entre 2015 e 2021/1. Foram analisados 10 artigos científicos, utilizando-se da técnica de fichamento para a organização e análise dos resultados de acordo com os objetivos propostos. Concluiu-se que o enfermeiro é a peça chave em gerir o acolhimento prestado aos usuários na atenção básica, de acordo com suas necessidades, minimizando as insatisfações e aprimorando as suas atribuições na assistência do cuidado. O enfermeiro deve atuar buscando ofertar o atendimento qualificado e humanizado, através do acolhimento, respeitando e garantindo que o direito fundamental à saúde seja preservado, beneficiando, dessa forma, o usuário e a comunidade na promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. C; LOPES, M. B. L. Atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde. Revista de Saúde Dom Alberto, v. 4, n. 1, p. 169-186, 15 jun. 2019.

BRAGHETTO, G. T; SOUSA. L. A; BERETTA, D; VENDRAMINI, S. H. F.

Dificuldades e facilidades do enfermeiro da Saúde da Família no processo de trabalho. Saúde Coletiva, 2019, Rio de Janeiro, 27 (4): 420-426.

COSTA, P. C. P; GARCIA, A. P. R. F; TOLEDO, V. P. Acolhimento e Cuidado de Enfermagem: Um Estudo Fenomenológico. Texto Contexto Enferm, 2016; 25(1):e4550015.

COUTINHO, L. R. P; BARBIERI, A. R; SANTOS, M. L. de M. dos. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde debate, v. 39, n. 105, p. 514-24, 2015.

CUNHA, A. M. Acolhimento ao usuário na ESF. Centro Universitário UNIVATES.

GONZAGA, J. C. de O. Acolhimento na percepção do usuário do SUS: uma revisão crítica. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281