A RENDA RENASCENÇA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: CULTURA, MODA E DESENVOLVIMENTO

Fabiana de Miranda SILVA, Lemuel Dourado Guerra SOBRINHO

Resumo


Apresentamos neste artigo uma análise das transformações nas dinâmicas socioculturais da atividade da renda renascença no cariri paraibano, a partir da implementação de políticas públicas. Na pesquisa que deu origem a este texto tivemos como perspectiva teórica a contribuição de Canclini (2008) sobre processos de hibridação sociocultural e utilizamos uma metodologia que se baseou no estudo da história da produção de renda renascença no cariri paraibano; e na realização de entrevistas com uma amostra intencional estratificada pela posição dos atores no sistema de produção e comercialização da renda renascença, constituída através da acessibilidade e disposição de participar da pesquisa – rendeiras, atores de ONGs e estilistas. Dentre as principais conclusões destacamos as seguintes: (1) as rendeiras do cariri paraibano vivenciam uma pressão crescente das demandas do mercado sobre as dinâmicas de sua atividade produtiva; (2) a inserção de diversos atores no campo produtivo da renda renascença tem provocado alterações nas atividades das rendeiras, diferenciando-a das produções de outras regiões do Brasil; e (3) o selo de Identificação Geográfica da renda renascença do Cariri paraibano teve muito menos poder alavancador da melhoria da qualidade de vida das rendeiras do que o esperado.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Else de Farias. Desmanchando Novelos e Tecendo Sonhos: A vida das rendeiras de Camalaú. Campina Grande/SP: Dissertação (Mestrado em Sociologia), UFPB, 2002.

ALBUQUERQUE Else de F.; MENEZES, Marilda. O valor material e simbólico da renda renascença. In: Revista de Estudos feministas [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 461-467. ISSN 0104-026X. Disponível em:

[Acesso em 11 jul. 2013].

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. rev. Porto Alegre: Zouk, 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Base conceitual do artesanato brasileiro. Brasília: MDIC, 2002. Disponível em:

. Acesso em 7 nov. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Plano Brasil Maior. 2012. Disponível em: . Acesso em 11 nov. 2018.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2ª edição Lisboa: Difel, 2002.

DAGNINO, Evelina. Sociedade Civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: Daniel Mato (coord.). Políticas de ciudadania y sociedad civil en tienpos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela. 2004.

FECHINE, Ingrid. Escritura da Renda Renascença: memória de rendeiras, brasão do saberfazer. In: FECHINE, I; ASSIS, C. L. & NASCIMENTO, R. (orgs.) Tecendo os fios de saberes convergentes: escrita, educação e memória. Campina Grande: EDUEPB, 2013.

FECHINE, Ingrid. Tecendo memórias nas linhas do saber do 'ser rendeira'. In: Plural Pluriel - Revue des cultures de Langue Portugaise, n°12, printemps-été 2015. Disponível em: www.pluralpluriel.org [Acesso em maio de 2018].

FECHINE, Ingrid. Brasões de saberes populares: memória das rendeiras do Cariri Paraibano. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação: UFPB, 2004.

FECHINE, Ingrid. Tessituras da voz: cultura e memória da “Renascença” na voz das rendeiras da Paraíba, Brasil. Tese (Doutorado em Linguística- (Doutorado em Co-tutela) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes /École Doctorale “lettres, Langues, Spectacles”: UFPB/Université Paris Quest Nanterre La Défense, 2010.

FERREIRA, Rafael de Farias. Tecendo as Tramas Históricas do Passado e do Presente das Mulheres rendeiras do Cariri Paraibano. In: Anais do XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande, 2016, pp.1-12.

FERREIRA, Rafael de Farias. Projeto Pacto Novo Cariri: Uma abordagem geográfica acerca das mulheres rendeiras no Cariri Paraibano. Guarabira, 2010a (Trabalho Monográfico do Curso de Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental. Universidade Estadual da Paraíba).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281