PROPOSTAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Sinval Martins de SOUSA FILHO, Luana Medeiros de MOURA

Resumo


O presente artigo apresenta como eixo central de discussão o tema variação linguística no ensino de língua portuguesa, tecendo reflexões sobre as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre como os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental respondem às demandas do documento curricular oficial. Estas reflexões ancoram-se nos estudos de Bakhtin (2011); Antunes (2003); Martelotta (2012); Bagno (2007); Geraldi (1997); Falsarella (2004); entre outros. A metodologia centra-se na pesquisa bibliográfica de base qualitativa. O corpus consiste de um manual didático do professor de português do 6º ano (PNLD 2020), já atualizado após a entrada em vigor da BNCC, a BNCC e estudos acadêmicos sobre o tema estudado. Verificou-se que a BNCC, em relação ao ensino da língua portuguesa, contemplou o tema da variação linguística como fator constitutivo das línguas humanas, priorizando a necessidade de se observar e valorar a diversidade sob todos os aspectos que estão presentes na vida dos estudantes. No entanto, ficou evidente a existência de um desencontro entre o trato da matéria no livro didático (manual do professor) e as teorias preconizadas na BNCC.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé, Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; Introdução e tradução do russo

Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Fundamental Anos Finais. Brasília: MEC 2017. Disponível

em:

Conselhos.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:

pdf>. Acesso em: 27 abr. 2020.

BRASIL IDEB. 2005. Disponível em:

meta07.pdf> Acesso em: 27 abr. 2020.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, São Paulo, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados, Cortez 1989.

GERALDI, W. Portos de Passagem. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GOMES, Simoni Machado. A Base é a Educação ou Condicionar é a Base? In: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Língua Portuguesa e(m) debate [recurso eletrônico] / organizadoras: Kelli da Rosa Ribeiro, Silvana Schwab do Nascimento. Rio Grande: Ed. Da Furg, 2018. Disponível em: .Acesso em: 27 abr. 2020.

GONZAGA, Maria Angélica Lemos. A Face Normativa da Base Nacional Comum Curricular In: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Língua Portuguesa e(m) debate [recurso eletrônico] / organizadoras: Kelli da Rosa Ribeiro, Silvana Schwab do

Nascimento. Rio Grande: Ed. Da Furg, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2020.

MARTELOTTA, Mário Eduardo, (org.). Manual de Linguística. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIVEIRA, Tânia Amaral, ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo Linguagens: 6ºano 5º. Ed. Barueri (SP): IBEP, 2018.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral; organizado por Charles Bally, Albert Sechehaye; com a colaboração de Albert Riedlinger; prefácio da edição brasileira Isaac Nicolau Salum; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. -27. Ed.- São Paulo: Cultrix, 2006.

SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Relato de experiência do curso Tópicos de ensino de língua portuguesa: gêneros discursivostextuais e análise linguística. In: SOUSA FILHO, S. M. e ARAUJO, L. K. (org.) Gêneros discursivos e análise linguística no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. pp. 17-46SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. A Base nacional comum curricular: implicações para a formação de professores/ as de

línguas(gens). In: MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Org. Diálogos (im)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281