ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E DESAFIOS

Leudilaura Ribeiro SANTOS, Denyse Mota SILVA

Resumo


O presente artigo pretende refletir o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos, tendo como referência os parâmetros curriculares do ensino de jovens e adultos (PCEJA) e apontando os seus processos metodológicos de ensino. A pesquisa bibliográfica
foi adotada como meio de aquisição de informações e metodologia de natureza qualitativa com abordagens descritivas, baseando-se em relevantes estudiosos que debatem sobre a Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino com muitos desafios a serem superados, principalmente na compreensão do fazer social. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos seguintes autores como Kleiman (2013), Pereira (2012), Rojo (2012), Soares (2009), Oliveira (2009) e nos documentos
oficiais o PCEJA (2002), como outros. A Educação de Jovens e Adultos está voltada para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola regular no tempo certo, tratando-se de pessoas com muitas vivencias no currículo, requerendo do professor muita atenção
e preparo para com esse público Afinal, o presente trabalho apresenta propostas relevantes sobre a temática longe ainda de solucionar os problemas, mas que pode orientar os professores de língua portuguesa nos desafios da sua pratica docente, priorizando os pontos mais importantes dos conteúdos a ser trabalhado nas habilidades linguísticas assim como a cidadania desses alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Ângela Maria. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS. Curitiba: EDUCERE, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.146p.1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a

série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.256 p.: il. : v. 21.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. In: Sobre o ensino de língua materna. Campinas, SP: Mercado de Letras-ALB, 1996.

HAMZE, Amélia. A Educação de Jovens e Adultos no cenário das políticas públicas. 2018. Brasil Escola. Disponível em: https://educador. brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/aeducacao-de jovens-e-adultos.htm. Acesso em

de out.2018.

KLEIMAN, A.B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

MORAIS, Maria Eliane Gomes & RODRIGUES, Linduarte Pereira. Ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: uma reflexão necessária. in: CINTEDI. Anais do CONGRESSO

INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO / Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidade. Paraíba, Campina Grande, 2014. p. 1-07.

OLIVEIRA, Ana Maria Urquiza de. A oralidade e a tomada de posição do aluno da EJA. 2017. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/a-oralidade-e-a-tomada-de-posicao-doaluno-da-eja/. Acesso em 14 de out.2018.

OLIVEIRA, M.K. Cultura e psicologia: Questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Hucitec, 2009.

PEREIRA, Maria Tereza Gonçalves. Ler, Refletir e Expressar: Uma proposta de língua portuguesa para a educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro, 2012.

PRADO, Lavínia dos Santos; SANTOS, Débora Cristina dos. Proposta pedagógica de multiletramento na produção textual

de EJA. Anápolis-GO. II Sepe, 2017.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.

______, Roxane. Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

______, Roxane. Helena Rodrigues & MOURA, Eduardo (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VÓVIO, Cláudia Lemos; KLEIMAN, Angela B. Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica. Campinas: Cad. Cedes, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281