MANEJO DE PASTAGEM ROTACIONADO NA PECUÁRIA DE CORTE COM ÊNFASE NO BEM-ESTAR DO ANIMAL: REVISÃO DE LITERATURA

Luiz Gustavo Ribeiro MENDES, Athila Damasceno MARTINS

Resumo


A pecuária é vista atualmente como uma das maiores atividades mais lucrativas no meio rural, com o avanço da tecnologia, foi aplicada diversas melhorias nesse meio como o melhoramento genético, melhoramento das forragens, e intensificação no manejo, para ter total aproveitamento da propriedade e otimizar o tempo de produção. Com base nisto, o presente trabalho foi realizado e forma de revisão de literatura com intuito de relatar como foco o manejo rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar animal, abordando acerca dos sistemas de pastagens, descrevendo cada sistema de pastagem e enfatizando as vantagens do manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte, levando em conta diversos fatores que melhoram e aumentam na produção como, o aproveitamento da área, podendo aumentar a sua unidade animal por hectare, aproveitamento uniforme da forragem entre outros, fazendo com que o produtor produza um produto de qualidade em um menor tempo possível, consequentemente tendo um lucro anual maior.

Palavras-chave: Pecuária. Pastejo rotacionado. Gado de corte.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R G. Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração. Embrapa, 2007 Disponível em:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159851/1/Forrageiras-em-sistemasde-producao-de-bovinos.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021

ANDRADE, C. M. S. Pastejo Rotacionado. Embrapa, 2021. Disponível em:

http://iquiri.cpafac.embrapa.br/prodleite/pdf/pastejo_mauricio.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BARBOSA, A. A. F. B Manejo das pastagens, 2021. Disponível em:

https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/leitepasto.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021. BIFFI, N. O que é pastejo rotacionado? Nutrição e saúde animal, 2021. Disponível em: https://nutricaoesaudeanimal.com.br/o-que-e-pastejo-rotacionado/. Acesso em: 24 mai. 2021.

BORGES, A.R.; MEZZADRI, F.P. Análise da Conjuntura Agropecuária Safra

/2010: Bovinocultura de Corte. Curitiba: SEAB/DERAL, out. 2009. Disponível em Acesso em: 30 nov. 2017.

COSTA, N. L. Formação e manejo de pastagens. Cnptia Embrapa, 2013. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/984110/1/RT27pastagem.p df. Acesso em: 08 jul. 2021.

DIAS FILHO, M. B. Degradação de pastagens: o que é e como evitar. Brasília-DF, 2017.

Espécies forrageiras no inverno. Certified Humane Brasil, 2020. Disponível em: https://certifiedhumanebrasil.org/especies-forrageiras-podem-ser-solucao-para-melhorardieta-dos-bovinos-no-inverno/. Acesso em 04 jul. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281