CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO: A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO DENTISTA QUANTO A PROPAGANDA E PUBLICIDADE

Lillian Rodrigues MARQUES, Thauany Alves PEREIRA, Bruno Ricardo Huber SIMIÃO

Resumo


Introdução: Com o intuito de regulamentar a prática da odontologia no Brasil, o Conselho Federal da Odontologia criou o Código de Ética da Odontologia que visa regulamentar a profissão. Encontra-se em vigência o CEO – Código de Ética da Odontologia de 2012. Desde então, houve inúmeras resoluções com o intuito de regulamentar atividades, dentre a principal delas, o marketing e a publicidade. Objetivo: verificar como tem sido a conduta de cirurgiões dentistas acerca da publicidade de suas clínicas, práticas e serviços de acordo com o Código de Ética de Odontologia. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo descritivo. A pesquisa foi realizada por meio dos mecanismos de busca do PubMed, Scielo, Google Acadêmico e as bases da Capes/Cnpq. Resultados e discussões: observou-se que o Conselho Federal da Odontologia vem produzindo resoluções com o intuito de adequar as atividades da odontologia de acordo com as necessidades atuais de modo que este profissional possua respaldo legal para suas atividades desenvolvidas. No entanto, tem gerado diversas discussões no âmbito jurídico por parte de demais classes da saúde. Considerações finais: Faz-se necessário a fiscalização específica. Há dificuldade em identificar o que já é ético e o que não é por conta da constante atualização do código de ética. Observou-se que ao buscar um profissional, o cliente primeiramente utiliza as redes sociais, avaliam fotos, vídeos, a presença do profissional ou da clínica nas mídias digitais. Ou seja, é através das redes sociais o primeiro contato com a clínica e seus serviços.

Palavras-chave: Harmonização facial. Código de ética. Cirurgião dentista.


Texto completo:

PDF

Referências


AFRASHTEFAR, K. I.; ASSERY, M. K.; BRYANT S. R. Patient Satisfaction in Medicine and Dentistry. Int. J. Dent. dez., 2020. DOI: 10.1155/2020/6621848. PMID: 33456467; PMCID: PMC7787801.

ARCIER, N. M., et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 29, n. 1, p. 13-19, Jan./Jun., 2008.

BAHABRI, R. H.; ZAIDAN, A. B. The impact of social media on dental practice promotion and professionalism amongst general dental practitioners and specialists in KSA. J. Taibah Univ. Med. Sci. v. 16, n. 3, p. 456-460, jun., 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtumed. 2020.12.017.

BRASIL. CFO. Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica aprovado pela resolução no 118/2012, de 11 de maio de 2012.

BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO-195, de 29 de janeiro de 2019. Autoriza o cirurgião-dentista a realizar o registro, a inscrição e a divulgação de mais de duas especialidades, e dá outras providências.

CFO. RESOLUÇÃO 199/2019: proíbe a realização de terapias denominadas de modulação e/ou reposição e/ou suplementação e/ou fisiologia hormonal por Cirurgiões-Dentistas fora de sua área de atuação, e dá outras providências. CFO, Brasília – DF, 2019.

CFO. Resolução CFO 195/2019 – autoriza o Cirurgião-Dentista a realizar o registro, a inscrição e a divulgação de mais de duas especialidades, e dá outras providências. CFO, Brasília – DF, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281