CARÊNCIA DO SISTEMA CAD/CAM NAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DE ARAGUAÍNA TOCANTINS

Ranielle da Silva COLARES, Cristiane Nogueira Rodrigues MILHOMEM, Benilson Pereira de SOUSA, Adolfo da Silva MELO

Resumo


Introdução: A odontologia está sempre em busca de novas ferramentas, que possam melhorar a atuação e diminuição de tempo de tratamento do cirurgião dentista e experiência do paciente, resultando em uma experiência geral mais confortável, que ao final melhore a qualidade, os procedimentos e técnicas utilizadas. Objetivo: Conhecer a quantidade de clínicas odontológicas particulares da cidade de Araguaína-TO e verificar se essas possuem o sistema CAD/CAM. Métodos: Foi realizado um levantamento com informações fornecidas por meio de ligação telefônica e presencialmente nas clínicas odontológica do município, no intuito de quantifica-las e verificar se nelas havia o equipamento CAD/CAM. Posteriormente a coleta dos dados, organizou-se os mesmos em uma tabela que foi utilizada para elaborar os mapas no Software ArcGis 10.1 (ESRI®- 2012), com o interpolador de Kernel. Resultados: Foi observado um total de 105 (cento e cinco) clínicas odontológicas distribuídas na região central do município e nenhuma possui o sistema CAD/CAM.

Palavras-Chave: CAD/CAM. Clínicas Odontológicas. Distribuição Espacial. Planejamento Estratégico. Usuários.


Texto completo:

PDF

Referências


Ueda NC. Sistema CAD/CAM como ferramenta na odontologia. 2015, 27f. Monografia [Trabalho de conclusão de curso]. Londrina: Universidade estadual de Londrina. Londrina, 2015.

Sarie I, Muminovié A, Repeié N. Implementation of Cad/Cam/Cae Systems. Development And Modernization Of Production, 2009, 1(1): 14.

Polido DW. Moldagens digitais e manuseio de modelos digitais: o futuro da odontologia. Dental Press J Orthd. 2010; 15(5):18-22.

Correia ARM, Sampaio Fernandes JCA, Cardoso JAP, Leal da Silva CFC. CAD-CAM: A informática a serviço da prótese fixa. Rev. Odontol. Da UNESP. 2006; 35(2): 183-189.

Lambert H, Durand JC, Jacquot B, Fages M. Dental biomaterials for chairside CAD/CAM: State of the art. J Adv Prosthodont 2017;9 (1): 486-95.

Segalla, DB. A Odontologia Digital No Meio Militar: Sistema CAD/CAM - 2021. 27f. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Escola de Saúde do Exército, Programa de PósGraduação em Aplicações Complementares às Ciências Militares. Disponível em: . Acesso em: 2 mai. 2022.

Silva LRR, Rocha ND. Sistemas de moldagem digital em odontologia. 2015:3. Disponível em: .Acesso em: 25 abr.2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281