A SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO

Nathalia Araújo MARTINS, Nadia Regina Stefanine MILHOMEM

Resumo


A Psicologia estuda diversos parâmetros relacionados ao ser humano, sendo considerada como a ciência responsável pelo cuidado da mente, mesmo assim, não descarta a atenção especial ao corpo, quando se trata de pesquisas psicológicas, considerado o enraizamento de qualquer processo psíquico na materialidade corporal. Desta forma, entendemos que os problemas psicológicos podem estar ligados com alguns processos biológicos do corpo do indivíduo, que é objeto de estudo de várias outras áreas da ciência. O objetivo deste trabalho é investigar as características da Síndrome do coração partido, ou doença de Takotsubo, compreender as consequências da patologia e as principais vítimas. Esta pesquisa é de total importância para a comunidade da área de Psicologia, considerando que o resultado de nossos estudos pode instrumentalizar os profissionais dessa área para quando se depararem com esse tipo de demanda. Após a análise das fontes encontradas, entende-se que não existe tratamento específico para essa rara doença, no entanto, a pessoa que seja acometida por ela deve procurar um profissional especializado, de preferência em cardiologia, que poderá auxiliar no tratamento e na internação, caso esteja em estado grave, e, conforme demonstraremos a seguir, é preciso também que se recorra a um profissional da Psicologia, para analisar a possibilidade do quadro clínico ser proveniente de demandas emocionais e psicológicas.

Palavras-chave: Takotsubo. Síndrome. Cardiologia. Fisiológico. Psicossomático.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Franz (1989). Medicina Psicossomática. Artes Médicas. Porto Alegre, 1989.

ALVES, Vera Lucia Pereira; LIMA, Daniela Dantas. Percepção e Enfrentamento do Psicossomático na Relação Médico-Paciente. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jul-Set 2016, Vol. 32 n. 3, pp. 1-9. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ptp/a/yyxDHcpYR6TLG3jhW7nbvfB/?format=pdf〈=pt. Acesso em 20/10/2021.

AMARAL, Wagner Alexandre Ezequiel Fagundes; MIRANDA, Zandonai; MIRANDA,

Gerson; FERREIRA, Vagner Vinícius; GONÇALVES, Renata Patrícia Fonseca; SILVA, Patrick Leonardo Nogueira da. Disfunção ventricular apical transitória (Síndrome de Takotsubo): uma revisão da literatura. Arq Catarin Med. 2014 out-dez; 43 (4):70-76.

ÁVILA, Lazslo Antonio. O corpo, a subjetividade e a psicossomática. Rio de Janeiro. Tempo psicanal. vol. 44 no.1, 2012. Disponível em:

>, Acessado em: 20/10/2021.

CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes. Psicossomática um estudo histórico e epistemológico. Artigos • Psicol. cienc. prof. 20 (4) • 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pcp/a/sFTWHXWmXjvbmQcNjLcJ5Sz/?lang=pt> Acessado em: 20/10/2021.

HOEKSTRA, Bianca Eliza; REIS, Elise Souza dos Santos; RIBEIRO, Bruno;

COSTA,Mario Augusto Cray da. Doença de Takotsubo (Síndrome do Coração Partido): uma Doença Subdiagnosticada? Ponta Grossa, PR, 2014.

REIS, José Geraldo Vilela; ROSAS, Gabriel. Cardiomiopatia de Takotsubo: um diagnóstico diferencial da síndrome coronariana aguda: revisão da literatura. Rev Med. Minas Gerais 2010; 20(4): 594-600.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281