UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM LÍDER MOTIVADOR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Matheus Miranda ROCHA, Paulo Augusto Morais NEGRES

Resumo


O objeto de estudo deste artigo cientifico vem analisar como líderes podem auxiliar no processo de motivação nas empresas, e se estes líderes contribuem com os resultados das empresas; sendo assim o objetivo geral deste artigo consiste em analisar a importância dos líderes no processo de motivação nos ambientes de trabalhos. A metodologia utilizada baseia-se em estudo bibliográfico e documental, seguido por uma pesquisa de campo a respeito do tema. O artigo se justifica por transmitir a ideia de que as pessoas são o principal recurso das empresas. Os resultados apontaram que mais da metade das pessoas entrevistadas consideram que o líder é fator primordial no processo de motivar. O estudo concluiu que pessoas podem ser instigadas, porém a motivação depende de todos os fatores organizacionais, dentre eles líderes e liderados.

Palavras-chave: Líder. Motivação. Organizações. Trabalho


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. I. R.; NOVAES, M. B. C.; YAMAGUTI, C. L. Liderança e gestão estratégica de pessoas: duas faces da mesma moeda. Revista de Administração da UFSM, v. 1, n. 1, p. 7-25, 2008.

ALVES, S. Liderança organizacional: discussão sobre um conceito-chave à administração. Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan./abr. 2010.

ASSIS, D.G.C. et al. O papel da liderança em associações: o desafio na construção de processos coletivos de gestão. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 1, jan./abr. 2015.

BARRETO, L. M. T. S. et al. Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?. Revista de Administração, v. 48, n. 1, p. 34-52, 2013.

BASCO, Carlos. Principais estilos de liderança e suas consequências na organização. Rh Portal, 19 set. 2016. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/principaisestilos-de-lideranca-e-suas-consequencias-na-organizacao/. Acesso em: 20 set. 2021.

BERGAMINI, C.W. Uma revisão da evolução histórica dos estudos e pesquisas sobre liderança enfatiza a importância de líderes organizacionais eficazes. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n.3, maio/jun. 1994.

CARVALHO, A. V. Treinamento de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281