UMA ANÁLISE SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER SOB A ÓTICA DO ISOLAMENTO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Cristyane Soares da CRUZ, Deyce Carvalho EDUARDO, Lara de Paula RIBEIRO

Resumo


O presente artigo abordará as violações domésticas e familiares perpetradas pelo homem contra a mulher, bem como fará uma análise da ocorrência dessas práticas sob a ótica do isolamento social em tempos de pandemia decorrente do coronavírus. A pesquisa está seccionada em três partes, sendo a primeira uma contextualização histórica, social e jurídica da violência doméstica contra a mulher, assim aduzirá e explicará sobre tais práticas, e fará uma análise na forma como a violência doméstica contra a mulher fere os princípios elencados na Constituição Federal. A segunda parte consiste numa breve contextualização sobre a pandemia mundial imposta em decorrência da COVID-19. Desta forma, trará o conceito de pandemia, fará uma análise panorâmica sobre a pandemia no mundo e no Brasil e definirá as formas de isolamento social adotados como medida de contenção do novo coronavírus. Por fim, na última seção, serão abordadas as violações domésticas contra as mulheres durante a pandemia decorrente da COVID-19, bem como elencará a proteção legal no âmbito da violência doméstica contra a mulher, os dados dessas violações no Brasil, fazendo uma análise desses dados durante o isolamento social. Ademais, versará sobre as medidas protetivas e as políticas públicas de combate da violência doméstica durante o período de isolamento social. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar de que forma o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus impactou nos dados das práticas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Através de pesquisa doutrinária e jurisprudencial e análise documental por meio do método dedutivo, o trabalho compreenderá quais os impactos causados na vida de milhares de brasileiras vítimas de violência doméstica e familiar durante o período pandêmico.

Palavras-chave: Análise. Coronavírus. Mulher. Pandemia. Violência doméstica.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Clara de Jesus Marques; FONSECA, Rosa Maria Godoy da. Considerações sobre violência doméstica, gênero e trabalho das equipes de saúde da família. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n3/v42n3a24. Acesso em: 10 set. 2021.

ALMEIDA JUNIOR, J.E. Violência Doméstica e o Direito. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, IX, n. 36, jan. 2007. Disponível em:

http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo _id=1636. Acesso em: 11 set. 2021.

BELLOQUE, Juliana. Entrevista para o site “Compromisso e atitude, Lei Maria da Penha, a Lei é mais forte” Disponível em:

http://www.compromissoeatitude.org.br/mapear-o-contexto-e-essencial-paraidentificarcasos-de-violencia-baseada-em-genero/ Acesso em: 12 mar. 2021.

BITTENCOURTH, Liliane de Oliveira. Feminicídio no Brasil: a cultura de matar mulheres. Disponível em: https://multivix.edu.br/wpcontent/uploads/2018/08/feminicidiono-brasil-a-cultura-de-matar-mulheres.pdf; Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei do Feminicídio, nº 13.104/15 de 9 de março de 2015. Brasília: Presidência da República, 2015.

______. Lei Maria da Penha, nº 11.340/06 de 7 de agosto de 2006. Brasília: Presidência da República, 2006.

CARVALHO, Flávia Soares Machado. Reflexos da Pandemia pela Covid-19 no enfrentamento à Violência Doméstica Contra as Mulheres. Minas Gerais. 2020.

CHAUÍ, M. Ética, política e violência. In T. Camacho (Ed.), Ensaios sobre violência. Vitória: Edufes. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281