CURRÍCULO BILÍNGUE E INTERCULTURAL INDÍGENA APINAYÉ: UM PROJETO ETNOSSOCIOLINGUÍSTICO

Severina Alves de Almeida, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


A emergência de uma Educação Indígena que contemple o bilinguismo e a interculturalidade está na ordem de prioridades dos mais de 300 povos, falantes de aproximadamente 200 línguas que teimam em resistir num Brasil onde o desmonte das políticas públicas em educação é uma realidade. Para enfrentar isso, pensamos na intencionalidade de uma pedagogia que seja crítica, na medida em que os indígenas e suas escolas sejam protagonistas dos saberes que se entrelaçam na consecução de um currículo intercultural e bilíngue. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada com o povo indígena Apinayé1 , falante da língua Apinayé pertencente ao grupo Macro-Jê, e Família Linguística Jê. O objetivo foi constituir um Projeto de Currículo Bilíngue e Intercultural para as escolas indígenas Apinayé, considerando as teorias da Etnossociolinguística – Etnografia, (Socio)linguística e Letramento. A pesquisa se realizou nas aldeias São José e Mariazinha, duas das mais populosas dentre as 51 aldeias que abriga o povo Apinayé, e que têm escolas funcionando desde a década de 1960. Os procedimentos metodológicos foram acionados a partir da Etnografia em sua configuração Crítica e Participativa, a partir do que estabelecem a Etnossociolinguística, a Sociolinguística e os Letramentos em seus arcabouços teóricos e mediante sua empiria, permitindo os condicionantes necessários para a constituição de um Projeto de Currículo Bilíngue e Intercultural para as escolas indígenas Apinayé. Concluímos entendendo que a Etnossociolinguística, Etnografia, Sociolinguística e Letramento têm importantes contribuições para a idealização, constituição e viabilização de um Currículo que venha atender aos anseios dos Apinayé, desde que os indígenas sejam os mentores da proposta e acompanhem todo o processo de sua realização, implementação e execução.

Palavras-chave: Currículo Bilíngue e Intercultural. Etnografia. Sociolinguística. Letramento. Etnossociolinguística.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Educação Escolar Apinayé Bilíngue e Intercultural. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: Reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1ª ed. Campinas /SP: Mercado das letras, 2011, v. 1. 2.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Dicionário Escolar Apinayé/Francisco Edviges Albuquerque – Belo Horizonte MG, Editora da Faculdade de Letras-UFMG, 80 p, 2010. Projeto do Dicionário Escolar Apinayé. Disponível: http/www.laliuft.edu.br.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2007.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contato dos Apinayé de Riachinho e Bonito com o Português: Aspectos da Situação Sociolinguística. Dissertação de Mestrado. UFG - Universidade Federal de Goiás. Goiânia: 1999.

ALKMIN, Tania Maria. Sociolinguística: parte I. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003, p.21-47.

ALMEIDA, Severina Alves de; SOUSA, Rosineide Magalhães de; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SILVA, Ângela Maria; SILVA, Denyse Mota. Etnossociolinguística e Transdisciplinaridade na Realidade Indígena Apinayé: A Lógica do Terceiro Incluído. JNTFacit Business And Technology Journal - ISSN: 2526-4281 QUALIS B1. Fevereiro 2021 - Ed. Nº 23. Vol. 1. Págs. 153-172.

ALMEIDA, Severina Alves de. Etnossociolinguística e Letramentos: Contribuições. Para Um Currículo Bilíngue e Intercultural Indígena Apinayé / Severina Alves De Almeida; Orientadora Rosineide Magalhães de Sousa. -- Brasília, 2015. 358 p. Disponível: www.unb.br. Acesso em:

-nov-2021.

ALMEIDA, Severina Aves de. A Educação Escolar Apinayé de São José e Mariazinha: um estudo sociolinguístico. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2012.

ALMEIDA, Severina Alves de. Bilinguismo e Educação Bilíngue Intercultural: Os Apinayé e o uso das línguas Apinayé e Portuguesa nos seus domínios sociais. In: VII Congresso Internacional da Abralin. 2011, Curitiba. Disponível: http://www.abralin.org/. Acesso: 25-ago2011. 12:40h.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281