A VIVÊNCIA DO LUTO INFANTIL NO CURTA-METRAGEM OMA THE

Laianne Lannunci Lima LOPES, Ana Leticia Guedes PEREIRA

Resumo


O luto é um processo que perpassa toda a vida dos seres humanos, afetando os sujeitos de uma forma psicossocial, principalmente as crianças, pois, dependendo do contexto, a criança pode não compreender o que está ocorrendo, ter fantasias acerca da morte e ter uma construção de luto mal elaborada. Este estudo teve por objetivo geral identificar aspectos relacionados ao luto infantil no curta-metragem Oma. E, como objetivos específicos, buscou-se identificar comportamentos da família que dificultaram a elaboração do luto por parte da criança que perdeu a avó. Por outro lado, almejou-se, também, como objetivo específico, identificar quais fantasias e sentimentos a criança vivenciou durante o processo de luto pela perda da avó. Para tanto, adotou-se delineamento qualitativo e exploratório e foi realizada uma pesquisa nas bases de dados de periódicos da Scielo e BVS, as cenas do filme foram analisadas de acordo com a literatura específica da área. Como resultados, destaca-se que a comunicação entre os familiares e a criança pode ser um fator que auxilia ou dificulta a elaboração do luto e, também, que a relação de avós e netos é benéfica, tanto no aspecto cultural, quanto no aspecto social e individual para ambas as gerações.

Palavras-chave: Relações intergeracionais. Família. Luto Infantil.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERY, Maria Carolina Rissoni et al. A vivência do luto de psicólogos dentro das instituições. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 25-34, 2020.

BENTO, Ronan Pereira; PEREIRA, Ana Letícia Guedes. RECARREGANDO AS BATERIAS: SOLIDÃO NA FASE DO ENVELHECIMENTO. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 28, 2021. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/download/1099/749. Acesso em: 13 out. 2021.

BOWLBY, John. Separação e perda na família (1968-1970). In: BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. p. 113-138.

CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Família e ciclo vital: nossa realidade em pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

CASELLATO, Gabriela et al. O processo de luto: técnicas de intervenções no processo de luto. 4 Estações, Instituto de Psicologia. São Paulo, 2003, p. 133-156.

CASTRO, Odair Perugini. Velhice que idade é esta? Uma construção psicossocial do envelhecimento. Porto Alegre: Síntese, 1998.

ESTÉS, Pinkola. Clarissa. A ciranda das mulheres sábias. Ser jovem enquanto velha. Velha enquanto jovem. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

DIAS, Cristina Maria de Souza Brito; SILVA, Márcia Andréa Souza. Os avós na perspectiva de jovens universitários. Psicologia em estudo, v. 8, p. 55-62, 2003.

FAGUNDES, Fabiano. LUTO NO VIRTUAL: VERIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS FASES DO LUTO E A EXTINÇÃO OPERANTE A PARTIR DA VIVÊNCIA COMPARTILHADA EM UMA REDE SOCIAL VIRTUAL. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281