O MACHISMO INSTITUCIONAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA APURAÇÃO DO CRIME DE ESTUPRO

Amanda Formehel de LIMA, Caroline Carvalho LIMA, Lara de Paula RIBEIRO

Resumo


Este trabalho realiza uma análise acerca do machismo institucional, no âmbito do Poder Judiciário e suas consequências na apuração dos crimes de estupro em que figuram como vítimas mulheres. Inicialmente sendo realizada uma contextualização acerca do machismo na sociedade como um todo e como este se demonstra no Poder Judiciário. Em sequência, realizando uma análise acerca do crime de estupro, demonstrando seus conceitos, histórico, características e classificações doutrinárias, sobretudo com uma análise do tratamento recebido pela vítima, utilizando da criminologia feminista. No presente trabalho será analisada ainda a cultura do estupro e a distorção praticada entre o sujeito ativo e o sujeito passivo do crime. Por fim, é feita uma apuração das consequências diretas de tal mentalidade na efetiva prestação jurisdicional e efetividade na apuração do crime de estupro, observando os dados de subnotificação e a revitimização das mulheres, bem como os dados elevados de incidência da conduta e minimizados no que diz respeito à resposta estatal.

Palavras-chave: Consequências. Estupro. Judiciário. Machismo. Vítima


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Andressa Paula de; CARVALHO, Érika Mendes de. A revitimização nos crimes sexuais cometidos contra mulher: por um sistema penal menos machista. In: SANTOS, Michelle Karen (org.). Criminologia Feminista no Brasil: diálogos com Soraia Mendes. São Paulo: Blimunda Estudio Editorial, 2020. P. 156-170.

ARAÚJO, Ana Paula. Abuso: a cultura de estupro no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020. 385p.

BERISTAIN, Antonio. Nova criminologia à luz do direito penal e da vitimologia. Tradução Cândido Furtado Maia Neto. Brasília, Universidade de Brasília, 2000. P. 103-109.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,

139p.

BRASIL. 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 13. ed, Brasil, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. . 14. ed, Brasil, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2021.

BRASIL, Decreto 847, de 11 de outubro de 1890. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 11 out. 1890.

BRASIL, Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281