O PROCESSO ESTRUTURAL COMO INSTRUMENTO DE HARMONIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO JUDICIAL NA CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS COM A REALIDADE SOCIOECONÔMICA

Joaquim Ribeiro de SOUZA JUNIOR, Marco Túlio Rodrigues LOPES

Resumo


O objeto do artigo é o estudo do processo civil estrutural como instrumento de harmonização da intervenção judicial em políticas públicas com a realidade socioeconômica, no contexto de concretização de direitos fundamentais sociais. O método é hipotético-dedutivo, partindo-se de um problema e eleição de hipótese. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica e documental, considerando que foram reunidas e analisadas produções de texto de caráter científico e decisões judiciais. A guisa de objetivo geral tem-se a análise das diversas características que fazem com que o processo estrutural promova uma harmonização da intervenção judicial na concretização de direitos fundamentais com a realidade socioeconômica da comunidade afetada pelo problema estrutural. São expostos o conceito, a origem e as principais características do processo estrutural. Reflete-se acerca da compatibilidade entre o processo estrutural e o regime democrático. Avaliam-se as decisões estruturais como formas de garantir uma intervenção judicial mais organizada, racional e isonômica em políticas públicas. Ao fim, resta confirmada integralmente a hipótese inicial, uma vez que, por buscar implementar um novo estado de coisas ideal, de forma gradativa e mediante a elaboração e implementação de um plano compatível com os valores constitucionais, além de desenvolver-se num procedimento bifásico e flexível, com forte apelo à consensualidade e atipicidade de medidas coercitivas, bem como, permitir uma concretização uniforme do mínimo existencial, a técnica do processo estrutural, promove a harmonização da intervenção do Poder Judiciário em políticas públicas que visem concretizar direitos fundamentais com a realidade socioeconômica da comunidade afetada pelo problema estrutural.

Palavras-chave: Processo estrutural. Democracia. Concretização de direitos fundamentais


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Vanessa Mascarenhas de. A sentença estruturante e o pleno acesso à justiça: em busca da adequada solução dos litígios coletivos complexos e da efetividade das políticas públicas. In: Sérgio Cruz Arenhart e Marco Félix Jobim (org). Processos estruturais. 3ª ed.

Salvador: Juspodivm, 2021.

ARENHART, Sérgio Cruz. Processos estruturais no direito brasileiro: reflexões a partir do caso da ACP do carvão. In: Sérgio Cruz Arenhart e Marco Félix Jobim (org). Processos estruturais. 3ª ed. Salvador: Juspodivm, 2021.

ARENHART, Sérgio Cruz; OSNA, Gustavo. Curso de processo civil coletivo, 3ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021.

BARCELLOS, Ana Paula de. O direito a prestações de saúde: complexidades, mínimo existencial e o valor das abordagens coletiva e abstrata. Revista da Defensoria Pública, p. 133, 2008.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 9º Ed. São Paulo: Saraiva Educação. 2020.

CABRAL, Antonio do Passo. Juiz natural e eficiência processual: flexibilização, delegação e coordenação de competências no processo civil. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Tese apresentada ao concurso para professor titular de Direito Processual Civil, 2017.

COSTA, Susana Henriques da; FERNANDES, Débora Chaves Martines. Processo coletivo e controle judicial de políticas públicas–Relatório Brasil. WATANABE, Kazuo (Org.),


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281