ACIDENTE OFÍDICO VÍTIMA QUE EVOLUIU PARA AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO ARAGUAIA

Jordania Sousa Nogueira do NASCIMENTO, Shelly Moura COELHO, Karina Cristina da Silva LEAL LEAL, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


O relato de caso, trás como tema o ofidismo, refere-se a paciente do sexo masculino, vítima de acidente ofídico, por serpente da família Viperidae do gênero Bothrops conhecida como jararacuçu (jararaca). O paciente evoluiu para duas amputações, inicialmente amputação do pé esquerdo, e posteriormente amputação transtibial esquerda. Atualmente, o paciente é acompanhado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município o qual reside em Santa Fé do Araguaia- TO, conjuntamente com o Centro Estadual de Reabilitação (CER) em Araguaína- TO em decorrência das complicações e sequela. Este relato de caso possui como objetivo discutir sobre o ofidismo, ressaltar a importância da equipe de enfermagem nesse contexto, informar e alertar a população em relação aos acidentes com serpentes peçonhentas, orientar quanto aos cuidados necessários a serem seguidos diante desse tipo de acidente e seu prognóstico aos grupos mais susceptíveis e a reabilitação de sequela especialmente a amputação. Trata-se de um estudo de coleta de dados feito através de informações obtidas por meio do prontuário do paciente. Para a construção do presente artigo, fez-se a análise de trabalhos científicos presentes no Google acadêmico, Scielo, site e manuais do Ministério da Saúde, plataforma do SINAN-Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Resultado e Discussão: Considerando o grau de complexidade do paciente e sua evolução negativa, foram elencadas informações sobre esse tipo de acidente, diagnósticos e intervenções de enfermagem que podem nortear profissionais em suas condutas referentes ao acidente ofídico. Vale ressaltar que dar continuidade aos cuidados necessários após ser vítima desse tipo de acidente é de suma importância para a manutenção da saúde, reabilitação e prevenção de novas complicações.

Palavras-chave: Ofidismo. Prognóstico. Reabilitação, Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. 2001. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Disponível em:

https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Manual-de-Diagnostico-eTratamento-de-Acidentes-por-Animais-Pe--onhentos.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica. 2007. Acidente por animais peçonhentos. Brasília/ DF. Disponível em:

https://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/biblioteca/2069/capitulo_5__acidentes_por_

animais_peconhentos.htm acesso em: 20 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2013. Diretrizes de Atenção a pessoa amputada. Disponível em:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_pessoa_amputada.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2021.

BRASIL. SINAN-Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 2019. Acidente por Animais Peçonhentos. Disponível em:< http://portalsinan.saude.gov.br/acidente-poranimais-peconhentos>. Acesso em: 20 de maio de 2021.

MOROZ; Alex. 2017. Manual MSD. Reabilitação após amputação de membro. Disponível em:< https://www.msdmanuals.com/pt-br. Acesso em: 20 de maio de 2021.

NANDA 1. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 1. Definições e Classificação 2018- 2020. 11° edição, artmed 2018.

PIRES; Luciane Sampaio. Estudo epidemiológico de acidentes ofídicos na cidade de São José dos Campos (SP) e municípios adjacentes. São José dos Campos- SP. Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado. Universidade do Vale da Paraíba. 2004. Disponível em:< https://docplayer.com.br/32976196-Universidade-do-valedo-paraiba-serpentario.html#show_full_text>. Acesso em: 20 de maio de 2021.

TAVARES; Aluska Vieira. Estudo Epidemiológico E Clínico Nos Casos De Acidentes Ofídicos No Estado Do Rio Grande Do Norte. Cuité-PB. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité. 2016. Disponível em:

https://docplayer.com.br/136051501-Estudo-epidemiologico-e-clinico-dos-casos-deacidentes-ofidicos-no-estado-do-rio-grande-do-norte.html>. Acesso em: 20 de maio de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281