OS PRINCIPAIS CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR COM CHOQUE SÉPTICO

Viviane Rodrigues MENDES, Ana Ydelplynya Guimarães AMARO, Fernanda Luz Alves NEVES, Ângelo Cassio Bezerra NASCIMENTO, Mario de Souza Lima e SILVA

Resumo


Introdução: A sepse é um conjunto de sinais e sintomas apresentados por uma pessoa e se caracteriza por uma reação do organismo humano diante da presença de uma doença infecciosa, podendo esta ser de origem viral, fúngica ou bacteriana. O Choque séptico é uma complicação da sepse e esta associado a graves anormalidades de circulação e do metabolismo humano; é uma complicação de saúde que está presente na urgência e emergência e se não identificada corretamente e a tempo, o paciente pode vir a óbito. Com os cuidados da enfermagem e intervenções precoces, existem chances de redução no numero de mortes em pacientes com sepse em unidades de saúde intra-hospitalares. Objetivo: Analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, os principais cuidados de enfermagem ao paciente com choque séptico na urgência e emergência. Métodos: Estudo do tipo revisão bibliográfica, com a temática abordada em meio digital, na base de dados LILACS; critérios de inclusão para a pesquisa foram: trabalhos dos últimos sete anos em português e que descrevessem os cuidados de enfermagem com pacientes com sepse. Foram excluídos artigos com mais de sete anos de publicação, em outra língua e que não envolvesse a enfermagem. Resultados: A enfermagem exerce função importante em toda e qualquer recuperação de pacientes. A equipe assiste o paciente durante toda sua permanência no ambiente hospitalar e é responsável por proporcionar o cuidado, o conforto e a reabilitação dos pacientes. Conclusões: Através deste trabalho de revisão bibliográfica é possível analisar como o choque séptico é uma complicação de saúde na urgência e emergência e como a enfermagem se faz fundamental para reabilitação e reversão do quadro.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, APSR et al. Conhecimento do profissional enfermeiro a respeito da sepse. Brazilian Journal Surgery Clinical Research 2013 Set; 4 (4): 5-10.

ARAUJO B. PROTOCOLO MULTIDISCIPLINAR INSTITUCIONAL: CHOQUE SÉPTICO. 2016 Set; 02: 1-12. Instituto Latino-Americano de Sepse Sepse: um problema de saúde pública / Instituto Latino-Americano de Sepse. Brasília: CFM, 2015. 90 p.

COREN SP. Sepse UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: A atuação e colaboração da Enfermagem na rápida identificação e tratamento da doença. 2017 Mar. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 43(5): 591-593, set-out, 2010.

FERREIRA, RGS; NASCIMENTO, JL. Intervenção de enfermagem na sepse: saber e cuidar na sistematização assistencial. Rev Sau e Desenvol 2014 Dez; 06(23): 46-55.

GIACOMINI MG, LOPES MVCA, GANDOLFI JV, LOBO SMA. Choque séptico: importante causa de morte hospitalar após alta da unidade de terapia intensiva. Rev Bras Ter Intensiva 2015 Fev; 27(1): 51-56.

GOURLART LZ, et al. Os enfermeiros estão atualizados para o manejo adequado do paciente com sepse?. Esc Ana Nery 2019 Abr; 23(4): 1-6.

ILAS. IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. 2018 Agost.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281