A CAPACIDADE DOS GRADUANDOS DA FACULDADE FACIT EM DIAGNOSTICAR LESÕES DE CÁRIE - PESQUISA COM FOTOS

Francisco Fernandes de Queiroz NETO, Serena Alves DUARTE, Cristiane Nogueira Rodrigues MILHOMEM, Angélica Feltrin dos SANTOS

Resumo


Introdução: A cárie dentária pode ser definida como uma doença que ocorre na cavidade bucal, e para seu desenvolvimento é necessário que haja interação entre fatores críticos durante determinado tempo para que ocorra a desmineralização do esmalte dentário, tal ação é desenvolvida pelo metabolismo bacteriano na superfície do dente, podendo levar a perda da estrutura mineral. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade dos estudantes de odontologia em diagnosticar visivelmente a doença cárie, além disso, treinar os alunos no diagnóstico da mesma e estimular a autoavaliação por partes dos graduandos. Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio da plataforma Google Forms e esteve disponível no período de 09 de fevereiro a 10 de março de 2021. Os questionários foram elaborados pelos autores, e as fotografias utilizadas e selecionadas pelos mesmos, são de artigos científicos da íntegra, totalizando seis (6) imagens da doença cárie, para os alunos avaliarem. As lesões de cárie foram destacadas por um círculo vermelho para delimitar a área específica a ser investigada. Resultados: Os resultados da pesquisa foram satisfatórios; os acadêmicos correlacionaram positivamente as imagens em destaque. Conclusão: Conclui-se que, graduandos da faculdade FACIT, os períodos selecionados a participarem da pesquisa, em um contexto geral estão aptos a identificar e diagnosticar as lesões de cárie.

Texto completo:

PDF

Referências


Melo P, Teixeira L, Domingues J. A importância do despiste precoce de cárie dentária. Rev Port Clin Geral. 2006;22:357-66.

Fejerskov O, Kidd E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2ª ed. São Paulo: Santos; 2005.

Lima JEO. Cárie dentária: um novo conceito. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial. 2007;12(6):119-30.

Fejerskov O, Nyvad B, Kidd E. Cárie dentária: fisiopatologia e tratamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.

Rihs LB, Gushi LL, Sousa MLR, Wada RS. Cárie Dentária Segundo o nível socioeconômico em Itapetininga – SP. Rev Odonto Ciênc. 2005;20(50):367-71.

Silva BB, Rossoni E. Diagnóstico clínico da doença cárie. R Fac Odontol. 1992; 33(1):12-7.

Basting RT, Serra MC. Occlusal caries: diagnosis and noninvasive treatments. Quintessence Int. 1999;30(3):174-8.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281