BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA NA EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES

Emannuel Victor Maranhão de ARAUJO, Kássia Rúbia de Freitas BORGES

Resumo


Introdução: O protocolo da laserterapia é um meio alternativo para minimizar o desconforto pós-operatório nas extrações dentárias, tendo uma ação analgésica, anti-inflamatória, reparo tecidual e ósseo. Objetivo: Descrever por meio de relato de caso, um comparativo do passo a passo das extrações de terceiros molares, associada ao uso da laserterapia no pós-operatório desses procedimentos, buscando uma recuperação mais confortável para o paciente. Descrição do caso clínico: Foram realizadas as extrações dos elementos 38 e 48, do paciente MSL, com intervalo de nove dias entre cada extração. Após a remoção do elemento 48, foram realizadas três sessões de laserterapia em intervalo de três dias entre cada sessão, com laser de baixa potência (TERAPY EC/DMC), em toda a extensão da incisão, sendo as duas primeiras sessões com drenagem linfática, na região de cabeça e pescoço. Após a extração do elemento 48, foram dadas todas as instruções pós-operatória ao paciente. O mesmo não fez uso de nenhum analgésico ou anti-flamatorio. Somente após a remoção do elemento 38, foram prescritos uso de analgésico e anti-flamatorio. Resultados: Percebermos que, com o uso da laserterapia o pós-operatório é mais favorável, com menos dor, edema e uma reparação tecidual até três vezes mais rápida, mesmo sem o uso de fármacos, quando comparada à extração do elemento 38, na qual não foi realizada a laserterapia após sua remoção. Conclusão: O uso da laserterapia após as extrações de terceiros molares proporciona menos dor e edema ao paciente, quando comparado a extrações sem o uso da laserterapia.

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida L. Laserterapia na odontologia. Biodonto. 2004; 1(1):1-89.

Bourguignon Filho AM, Feitosa RCA, Beltrão GC, Pagnoncelli MR. Utilização do laser de baixa intensidade no processo de cicatrização tecidual. Revisão de literatura. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial. 2005;46(1):37-43.

Theodoro LH, Garcia VG. Lasers em implantodontia. JBC. 2001; 5(30):525-9.

Abergel RP, Lam TS, Meeker CA, Dwyer RM, Uitto J. Low energy lasers stimulate colagen production in human skin fibroblast cultures. Clin Res. 1984; 32:16-25.

Baxter GD. Therapeutic lasers: theory and practice. New York: Churchill Livingstone; 1994.

Dallan LAO, Oliveira SA. Cirurgia de revascularização transmiocárdica a laser de CO2. Rev Bras Cirur Cardiovasc. 2000; 15:89-104

Mester E, Mester AF, Mester A. The biomedical effects of laser application. Lasers Surg Med. 1985; 5:31-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281