APLICAÇÃO CLÍNICA DA HIDROXIAPATITA EM CAPEAMENTO PULPAR: REVISÃO DE LITERATURA

Amanda dos Santos SALVIANO, Marcos Araújo PINTO, Myrella Lessio CASTRO

Resumo


Introdução: A preservação da polpa mediante situações de traumas e exposições tem sido bastante utilizada no cotidiano da prática odontológica, com o intuito de prevenir as intervenções endodônticas, assim, o capeamento pulpar é usado com a finalidade de reparo pulpar. Logo, com o passar dos anos, o mercado odontológico vem se atualizando e buscando por diferentes materiais alternativos que possam substituir o Hidróxido de Cálcio com a funcionalidade de proteção pulpar e sem nenhum dano a polpa. Desse modo uma das alternativas viáveis para o capeamento pulpar em destaque vem sendo a Hidroxiapatita (HAp) que além da biocompatibilidade, oferece reparo pulpar e a não formação de necrose no local. Objetivo: Dessa maneira para observar e considerar a aplicabilidade deste material, diante do capeamento pulpar direto foi realizada esta revisão de literatura relatando a reação do tecido a essa alternativa de material como forma terapêutica. Método: Através da análise de artigos retirados das plataformas Google Acadêmico, Scielo, PubMed e MDPI de artigos e publicações sobre o tema em questão, nas áreas médicas, odontológicas e química. Conclusão: Conclui-se que ainda há poucas pesquisas sejam elas in vivo ou in vitro sobre a ação deste material como único bioestimulador, tornando-se necessário maiores extrapolações de pesquisas sobre esse material em períodos mais longos para observação da reação pulpar ao decorrer do tempo.

Texto completo:

PDF

Referências


Delfino CS, et al. Uso de novos materiais para o capeamento pulpar (hidroxiapatita-HAp fosfato tricálcico-β-TCP). Cerâmica. 2010; 56(340): 381-8.

Briso et al. Biological response of pulps submitted to different capping materials. Braz Oral Res. 2006; 20(3): 219-25.

Waterhouse PJ, Whitworth JM, Camp JH, Fuks AB. (2011). Pediatric endodontics: endodontic treatment for the primary and young permanent dentition. Pathways of the pulp. 10th ed. St Louis: Mosby Elsevier; 2011. p. 808-57.

Bjorndal L, Larsen T, Thylstrup A. A clinical and microbiological study of deep carious lesions during stepwise excavation using long treatment intervals. Caries research. 1997;(31):411-417.

Carvalho RM, Pereira JC, Yoshiyama M, Pashley DH. Uma revisão da contração de polimerização: a influência do desenvolvimento do estresse versus alívio do estresse. Oper Dent 1996; 21 (1): 17-24.

Faraco IM Jr, Holland R. Resposta da polpa de cães ao capeamento com agregado de trióxido mineral ou cimento de hidróxido de cálcio. Dent Traumatol 2001; 17 (4): 163-6.

Lavôr MLT et al. Uso de hidróxido de cálcio e MTA na odontologia: conceitos, fundamentos e aplicação clínica. Salusvita. 2017; 36 (1): 99-121.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281