ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DA AUTOMATIZAÇÃO DOS SIMULADOS DO ENADE NA FACIT

Juliedes César SOUSA, Cássio Cipriano NOGUEIRA

Resumo


Desde antes do surgimento dos computadores, o ser humano busca maneiras de diminuir a quantidade de tempo e de trabalho utilizados para realizar tarefas que, muitas vezes, são repetitivas e requerem atividade manual de várias pessoas em sua execução. A popularização dos computadores e do acesso à internet nas últimas décadas possibilitou que a tecnologia chegasse de maneira mais efetiva dentro das escolas e faculdades, causando grandes impactos na educação, agregando positivamente aos métodos e didáticas de ensino dos professores, que passaram a utilizar recursos tecnológicos modernos em suas aulas, a fim de torná-las mais dinâmicas e criando novas possibilidades de interação em torno das matérias ou conteúdos, rompendo com as fronteiras delimitadas pelas paredes da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade e a aceitação da automatização de simulados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) por parte de alunos e professores da instituição de ensino superior FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, desde a elaboração das avaliações até a aplicação das mesmas, por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através da aplicação de questionários semiestruturados online, criados na plataforma Google Forms.

Texto completo:

PDF

Referências


BERVIAN, Pedro Alcino; CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. 242 p.

BORNELI, Junior. O E-mail de Elon Musk Que é Uma Aula de Liderança: liderar é olhar primeiro para as pessoas. In: StartSe. 10 dez. 2017. Disponível em:

. Acesso em: 19 dez. 2018.

BRITO, Márcia Regina F. de. O SINAES e o EDANE: da concepção à implantação. In: Revista da Avaliação da Educação Superior. Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008. Disponível em: Acesso em: 25

out. 2017.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.

COIMBRA, Rhode Moreira; LEAL, José Wilkin A. Soares; POTI, Andreia Alves; SOUSA, Vagner e Silva. A Contribuição da Educação a Distância dentro do Cenário Educacional: a EaD no mundo e no Brasil, a história do EaD no Piauí e como é a aprendizagem na educação a distância. In: Brasil Escola. 2014. Disponível em:

. Acesso em: 19 dez. 2018.

CURY, Antonio. Organizações e Métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 600 p.

HEKIMA. Gestão educacional 2.0: Big Data na administração de instituições de ensino. In: Big Data Business. 2017. Disponível em:

-0-big-data-na-administracao-de-instituicoes-de-ensino/>. Acesso em: 30 ago. 2018

HEKIMA. Big Data na educação: como Data Science reduz a evasão escolar? 2017. In: Big Data Business. Disponível em: http://www.bigdatabusiness.com.br/big-data-naeducacao-

como-a-data-science-pode-reduzir-a-evasao-escolar/>. Acesso em: 30 ago. 2018.

INEP. Perguntas Frequentes. 2015. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/perguntasfrequentes4>. Acesso em: 20 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281