A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Getúlio Silva do AMARAL, Ângela Maria Dias MORAIS

Resumo


Este trabalho propõe-se a discorrer sobre o fator da segurança no trabalho do odontólogo que é de extrema importância para o dentista, uma vez que, não expõe a saúde apenas do profissional, mas também a do paciente e o meio em que está inserido. Sendo este o objetivo primordial desta pesquisa, discutir acerca da biossegurança humana e do meio ambiente nos procedimentos odontológicos através da radiologia. Para tanto, é importante salientar que não basta apenas ter equipamentos sofisticados, mas é preciso que se saiba manuseá-los de maneira protetiva e competente, visto que, existem agentes patológicos que podem causar riscos potenciais e o especialista em odontologia deve estar devidamente preparado para exercer as técnicas de maneio seguro dos materiais e equipamentos que tiver à sua disposição. Para tanto, é preciso seguir normas de biossegurança para que esses possíveis danos sejam evitados de forma a preservar-se dos riscos e efeitos que o manejo da radiologia oferece. Este estudo desenvolveu-se utilizando a pesquisa metodológica e bibliográfica buscando em pesquisadores renomados, material cognitivo relevante para a aquisição de conhecimento necessária à conclusão do trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


Alves LS, Pacheco JS. Biosecurity - Determining factor in health care units. Revista Fluminense de Extensão Universitária. 2015 Abr; 03 (1): 33-40.

BRASIL, ANVISA, 2005 Disponível em =>

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n6/26998.pdf Acesso em 20 de março de 2007.

Ministério De Ciência E Tecnologia Comissão Nacional De Energia Nuclear: Prestação de contas ordinária anual relatório de gestão do exercício de 2009.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Saúde Brasil 2006 : uma análise da situação de saúde no Brasil /Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de

Situação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 620 p.

BRASÍLIA. Ministério da Saúde ODA, Leila, Ávila, Suzana. Et al. Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública 1998.

MASTROENI, M.F. Introdução à biosseguranca. In: Mastroeni MF. Biosseguranca aplicada a laboratório e serviços de saúde. São Paulo (SP): Atheneu; 2006.

PIRES, Marcos Tulio. Revista veja 18 de março de 2011 Disponível em :

http://veja.abril.com.br/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano / Acesso em => 25 de março de 2017.

STEVENS, Andrea Trigg. Quality management for radiographic imaging. S.l.: McGrawHill Medical Publishing Division. 2001.

http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-11/manual-de-elaboracao-de-maparisco.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281