A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: CONSTRUINDO SENTIDOS NA SALA DE AULA

Elisa Borges de Alcântara ALENCAR, Weslane de Oliveira SILVA

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação sobre a representatividade da identidade negra nas aulas de Língua Inglesa, tendo como base livros didáticos de Língua Inglesa, um questionário respondido por alunos, e relatos de professores. Para a análise foram utilizados os livros da coleção didática Alive! (MENEZES; BRAGA; FRANCO, 2012) e da coleção Team Up (DIAS et al., 2015), dos anos finais do Ensino Fundamental; um questionário subjetivo, o qual foi respondido por discentes do 8° ano de uma Escola Pública de Araguaína (TO); e trechos de relatos de experiências de professores no Estágio Supervisionado. Os resultados indicam que, quando há o tema no livro didático e um docente preparado para agenciar o processo de problematização, os alunos podem ter alguma compreensão sobre a posição que o negro ocupa na sociedade e construir a sua própria identidade racial.

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, R. et al. Team Up: anos finais: ensino fundamental. Cotia, SP: Macmillan, 2015.

DUBOC, A. P. Letramento crítico nas brechas da sala de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 209-229.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 39-62.

HALL, S. A identidade cultura na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MENEZES, V.; BRAGA, J.; FRANCO, C. Alive!, inglês, 9º ano. São Paulo: Editora UDP, 2012.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

OLIVEIRA, L. A. Ensino de línguas estrangeiras para jovens e adultos na escola pública. In: Lima, D. C. de (ed.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 21-30.

SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281