EVASÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES PARA ESSE “FENÔMENO”

Vítor BELLÚCIO, Diego Soares do NASCIMENTO, Wesley Alves SILVA, DEL PIEIRO DEL PIEIRO

Resumo


Objetivo: Estudar e evidenciar os principais fatores que levam a evasão da participação nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II e Ensino Médio verificando as possíveis causas e desinteresse que os leva a não praticarem atividades físicas propiciadas pelo professor de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi realizada envolvendo um grupo de 160 alunos, sendo, 80 para os alunos cursando o Ensino Fundamental II e 80 para os alunos cursando o Ensino Médio. Resultados e discussão: No ensino fundamental II, dos entrevistados 100 % afirmam que participam da aula de Educação Física. Dos entrevistados 42% avalia a aula de educação física bom. 50% dos alunos participantes responderam que professores motivados sobre a perspectiva sobre o que falta nas aulas de Educação Física. Os possíveis fatores que podem levar a desmotivação dos alunos para não praticarem as aulas de Educação Física 64% afirmam preguiça. A pesquisa feita com ensino médio 94 % afirmam que participam da aula de Educação Física. Dos entrevistados 41% avalia a aula de educação física regular. 50%, afirmam sobre o formato das aulas de educação física que os exercícios são parecidos de série em série. Ao serem questionados sobre a perspectiva sobre o que falta nas aulas de Educação Física, os alunos participantes responderam que professores motivados e exercícios variados e criativos ambos com 28%. Conclusão: É fudamental que o aluno compreenda a real necessidade e importância das aulas de Educação Física, ou seja, uma disciplina possuidora de características próprias, com um corpo de conhecimento específico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P C. O. Desinteresse pela Educação Física no Ensino Médio.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 11, n 106, Mar., 2007.

AMSTE, F. Como fazer uma pesquisa qualitativa.

http://usabilidoido.com.br/como_fazer_uma_pesquisa_qualitativa.html> Acessado em 10/05/2020.

BARBOSA, C. L. Educação física escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2007.

BETTI, M. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 13 (2), p. 282-287,1992.

BRASIL. Lei n. 10.793, de 01 de dezembro de 2003. Altera a redação do art.26, paragrafo 3º, e art.92 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Poder Executivo. Seção, 2003.

COSTA, C. M. Educação física diversificada, uma proposta de participação. In: Seminário de educação física escolar, São Paulo, 1997. Anais... São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, p. 47, 1997.

COSTA, S. B. Os principais fatores que justificam a não participação dos alunos nas aulas de educação física. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação) - Centro Universitário Celso Lisboa, Faculdade de Educação Física, Rio de Janeiro, 65 p., 2006.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, 18(1), p. 61-80, 2004.

DISHMAN, R. K.; SALLIS, J. Determinants and interventions for physical activity and exercise. In: BOUCHARD, C. et alii (Eds.). Physical activity, fitness, and health: international proceedings and consensus statement. Champaign: Human Kinetics, p.214-

, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281