COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO PELA INTERNET

CHIUSOLI Luiz CHIUSOLI, Ana Paula de Freitas KUNISKI, João Henrique Blasius HEERDT, Kelvin de Oliveira SILVA

Resumo


O manuscrito tem como objetivo analisar o comportamento do público universitário em relação às compras on-line. Buscou-se entender seu perfil, qual o produto mais comprado, a forma de pagamento utilizada, o site e o aparelho utilizados para realizar as compras, bem como o que influência as mesmas. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo, com a aplicação de 100 questionários a um grupo de acadêmicos de uma instituição pública e particular de uma pequena cidade do Estado do Paraná. Como fundamento teórico, a pesquisa foi embasada em temas sobre o comportamento dos consumidores, compras on-line e e-commerce. Os principais achados mostram que roupas, calçados e acessórios são os produtos mais comprados, totalizando 34%; o site mais utilizado foi o Mercado Livre, com 53,0%; a forma de pagamento mais utilizada é o boleto bancário, com 46,0%; o aparelho mais utilizado para realizar as compras é o celular, com 42,0%; e o que mais influencia as compras, com 42,0%, é a facilidade de acesso. Por fim, 88% declararam estar satisfeitos com a última compra, em que pese, somente 46% declararam que “sempre” e “às vezes” consultam o site reclame aqui para saber sobre a empresa onde estão comprando.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, T. N. V.; RAMOS, A. S. M. Os impactos das reclamações on-line na lealdade dos consumidores: um estudo experimental. ANPAD, 16(5), 664-683. 2012.

ANDRADE, M. C. F.; SILVA, N. T. G. O comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7(1), 98-111. 2017.

BIEGING, P.; AQUINO, V. Consumo imaginário, estratégia e experiência. São Paulo: Pimenta Cultural. 2015.

BINOTTO, S.; DENARDIN, E. S.; MEDEIROS, F. S. B.; BOLIGON, J. A. R.; MACHADO, F. F. Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas – RGC, 1(2), 13-26. 2014.

BLACKWELL, R.; MINIARD, P.; ENGEL, J. Comportamento do consumidor (9a ed.). São Paulo: Cengage Learning. 2013.

BRAVO, R. A. G. E-commerce: a influência da Confiança na Intenção de Compra Online. Dissertação, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal. 2017.

BRAZ, P. H.; FREY, E. H.; CRUZ, M. R.; CAMARGO, M. E. Consumo da geração “z” estratificado a partir das necessidades humanas de Maslow. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil, 7. 2011.

CHAFFEY, D. Gestão de e-business e e-commerce (5a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Brasil. 2015.

CHURCHILL, G.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes (3a ed.). São Paulo: Saraiva. 2012.

COBRA, M. Administração de marketing (2a ed.). São Paulo: Elsevier. 2010.

DINIZ, L. L.; SOUZA, L. G. A.; CONCEIÇÃO, L. R.; FAUSTINI, M. R. O comércio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. Anais do Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano, Lins, SP, Brasil, 3. 2011.

E-BIT. Relatório Webshoppers (38a ed.). 2018. Acesso em 14 de junho, 2019.

FARIAS, S. X.; UZEDA, F. L.; CERQUEIRA, L. S. Os fatores que influenciam a compra on-line de consumidores universitários. Simpósio de Excelência em gestão e tecnologia, Resende, RJ, Brasil, 9. 2012.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciante. São Paulo: Penso Editora. 2012.

FONSECA, J. L. C. Fatores de satisfação e fidelização no processo de compra online. Dissertação de mestrado, Universidade Lusófona do Porto, Porto, Portugal. 2015.

GERALDO, G. C.; MAINARDES, E. W. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. Revista de Gestão, 24, 181-194. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281