REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO ÉTICO CONTEMPORÂNEO: SUAS APLICAÇÕES E USOS NO ENSINO SUPERIOR

Geraldo Alves LIMA

Resumo


Este artigo aborda como as novas gerações estão utilizando as teorias sobre ética com suas respectivas aplicações em trabalhos de término de curso em especial no curso de Direito da faculdade Católica Dom Orione. O objetivo geral desta pesquisa foi fazer uma revisão teórica no pensamento ético na contemporaneidade, buscando descrever sua aplicabilidade na formação acadêmica dos discentes no curso de Direito. A metodologia utilizada neste artigo foi pesquisa com perfil denominado estado da arte que se caracteriza como pesquisa com caráter bibliográfico, para discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares. Foi também utilizada a análise de conteúdo. Foi usado o método de abordagem dedutivo, qualitativo, para verificar documentação pertinente às teorias relacionadas. Foram utilizados os Livros: Pensamento ético contemporâneo, da autora Jacqueline Russ e Textos básicos de ética de Platão a Foucault, do autor Danilo Marcondes, como esqueleto estrutural na organização dos(as) pensadores(as) pesquisados(as), além do método fenomenológico para descrever o processo de elaboração e realização dos trabalhos de conclusão de curso-TCC. Destacamos um olhar utilitarista dos(as) acadêmicos(as) para o assunto ética como pesquisa teórica, valorizando a ética como processo deontológico, pesquisar como aplicar ou antecipar o exercício da profissional do respectivo assunto. Palavras-chave: Ética. Contemporaneidade. Direito. Reflexão.

Texto completo:

PDF

Referências


ANOR, Sganzerla; FALABRETTI, Eriscson Sávio; BOCCA, Francisco Verardi (orgs.). Ética em movimento. São Paulo: Editora Paulus, 2009.

ARISTÓTELES. Ética a nicômaco. São Paulo: Nova Cultura, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus,1997.

BAUMAN, Zygmunt. A vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BOSCH, Philipe Van den. A filosofia e a felicidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.

CESCON, Everaldo (org). Ética e subjetividade. Petropolis (RJ): Vozes, 2016.

COMPARATO, Fabio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE. Matriz curricular. 2020a. Disponível em:

https://www.catolicaorione.edu.br/cursos/graduacao/direito/matriz-curricular. Acesso em: 25 out. 2020.

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE. Trabalho de Conclusão de Curso. 2020b. Disponível em: https://www.catolicaorione.edu.br/paginas/trabalho-de-conclusao-decurso. Acesso em: 22 jun. 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc. [online], v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FOLEY, Michael. A era da loucura: como o mundo moderno tornou a felicidade uma meta (quase) impossível. São Paulo: Alaúde, 2011.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1989.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2006.

JIMÉNEZ, Serrano Pablo. Ética aplicada: moralidade nas relações empresarias e de consumo. Campinas (SP): Editora Alínea, 2009.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.

MARTINS, José Antônio. Corrupção. São Paulo: Editora Globo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281