A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA

Eglieni TREVEZANI, Eliane TREVEZANI, Regiane Pazulini DALMASIO, Wesley Alves SILVA, Franciellen MORAIS-COSTA

Resumo


Introdução: O brincar é uma das alternativas da ludicidade, ele sempre estará ligado à infância, e se faz presente na vida de cada criança cotidianamente, possibilitando-as a construção do seu próprio conhecimento, é através desse brincar que há momentos que a criança usa a imaginação e em outros momentos ela usa a criatividade nas atividades propostas. Essas atividades lúdicas são essenciais na aprendizagem da criança, pois, devem ser direcionadas com o intuito de o aluno aprender de maneira prazerosa, divertida e enriquecedora. Objetivo: O objetivo principal deste artigo científico visa contemplar a importância da ludicidade na Educação Infantil, tanto para dar suporte ao professor no seu fazer pedagógico, por meio de subsídios para auxiliar o mesmo nas suas práticas educativas, quanto ao aluno que será proporcionado a uma aprendizagem significativa, na qual trará benefícios para a sua vida social e cognitiva. Métodos: Para isto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para aprofundarmos o tema abordado neste presente trabalho. Conclusão: Após a realização da pesquisa, concluímos que a ludicidade contribui para a formação da criança, além de enriquecer seu aprendizado e proporcionar a aquisição de novos conhecimentos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira, 1998.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.

FRIEDMANN, A. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

KAMII, C. A Criança e o Numero: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MANCINII, M. C.; SAMPAIO, R. F. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista Brasileira de fisioterapia. vol.10 (4), 2006.

PNBE na escola: literatura fora da caixa; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Guia 1: Educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

OLIVEIRA, Z. R. de; MARANHÃO, D.; ASSUD, I.; ZURANSKI, M. P. FERREIRA, M.V; AUGUSTO, S. O trabalho do professor na educação infantil. 1.ed.São Paulo: Biruta, 2012.

PINTO, J. R. Corpo, movimento e educação. Sprint. 1997.

RIBEIRO, S. de S. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013. Disponível em:

https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-noprocesso-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia Acesso em 22 de novembro de 2020.

______. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB nº 20/2009.

SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2011.

VYGOTSKY. A formação social da mente. 5ª ed. São Paulo: Fontes, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281