LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SÃO JOSÉ MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Karina SANTOS, Giane Lourdes Alves de Souza FIGUEIREDO

Resumo


O líder é um dos agentes que mais tem influências dentro das organizações, é uma função que tem interação com todos os setores dentro da empresa. A liderança é um papel e função de grande responsabilidade para desempenhar no âmbito organizacional. O papel do líder vai influenciar na direção do comportamento administrativo de seus colaboradores, trazendo sucesso ou fracasso a empresa. Os líderes devem saber como trabalhar com seus colaboradores, fazendo com que está liderança traga motivação e benefícios para empresa, ou seja, o líder contribui diretamente para a motivação dos seus colaboradores. O líder é responsável pelo engajamento de motivação e liderança de excelência. Assim, este estudo de caso tem objetivo geral de analisar a relação entre a liderança e motivação no trabalho, na empresa São José Materiais para Construção, situada no município de Xambioá-TO. A coleta de dados se deu através de entrevista ao líder e aos colaboradores da empresa com questionário semiestruturado. Esta pesquisa tem caráter descritivo e a abordagem qualitativa de análise dos dados. Em decorrência das teorias estudadas e dados coletados, a pesquisa mostrou que os colaboradores estão satisfeitos da forma como o líder lidera a “empresa”. Embora a empresa não ofereça oportunidade de crescimento e beneficio que seria um dos fatores que contribui para a motivação no trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, L.C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes; consultoria supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p.

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2016.

HERSEY, P. Psicologia para administradores de empresas. São Paulo: EPU, 1976.

HUNTER, James C.. O Monge e o Executivo. Uma história sobre a essência da Liderança. Rio de Janeiro (RJ), Brasil: Sextante, 2004.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Maria de Andrade Marcone, Eva Maria Lakatos. – 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

MIRANDA, Cely. O desafio em manter funcionários motivados: os fatores motivacionais para o trabalho. MBA em gestão de recursos humanos – Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, 2009.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2000.

MAXWELL, J.C. O livro de ouro da liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

NASCIMENTO, Hugo Soares. Maslow explica: porque não bonificar somente em dinheiro. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/maslow-explica-porquen%C3%A3o-bonificar-somente-com-soares-nascimento. Acesso em: 28/10/2018.

ROSA, Renata Helena Rodrigues. A importância da liderança e motivação nas organizações. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2016.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281