CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PERDA PRECOCE DO PRIMEIRO MOLAR PERMANENTE

Maria Dalva Silva OLIVEIRA, Tallya Gomes MARTINS, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE

Resumo


Introdução: O primeiro molar permanente é fundamental no desenvolvimento de uma boa oclusão. Quando esse elemento é perdido precocemente, há um desequilíbrio no desenvolvimento do sistema estomatognático. Objetivo: O objetivo deste estudo foi de realizar uma revisão de literatura de artigos científicos sobre as causas e as consequências que podem ocorrer pela perda precoce de primeiros molares permanentes. Método: Foram analisados acervos bibliotecários e artigos científicos obtidos das bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, publicados no período de 1995 a 2020. O estudo foi selecionado de acordo com o objetivo da revisão, abordando as causas e o que pode acontecer nos casos de perda precoce e a importância dos primeiros molares permanentes. Resultados: Segundo alguns estudos é de suma importância a necessidade da criação de algumas medidas de prevenção para a manutenção dos molares, garantindo a integridade do arco dentário. Conclusão: Os primeiros molares permanentes são muito importantes no sistema estomatognático, sendo considerados essenciais na dentição permanente, pois estabelecem a primeira chave de oclusão, as modificações na ATM e também ganho em altura ou tamanho da dimensão vertical, tornando-se, assim, indiscutível a prevalência desse dente para uma boa oclusão.

Texto completo:

PDF

Referências


Cardoso L. Avaliação da prevalência de perdas precoces de molares decíduos. Pesq Bras Odontoped ClinIntegr. 2005;5(1):17-22.

Teixeira MK, Antunes LAA, Abreu FV, Gomes CC, Antunes LS. Primeiro molar permanente: estudo da prevalência de cárie em crianças. Int J Dent. 2011; 10(4):223-7.

Fonseca FBD, Kanaan DDM, Silva VO, Florian LJ. Levantamento sobre a erupção precoce dos primeiros molares permanentes em crianças abaixo de 6 anos de idade e sua prevalência de cárie. Ver. Inst. Cien. Saúde. 2001. 9(1):5-40.

Nogueira AJS, Neto MDA, Hoshino N, Gillet AVM. Comprometimento do primeiro molar após 1 ano de sua erupção. Revista de Odontopediatria. 1995;4(3):135-45.

Fraga LRL, Pimenta LAF, Fraga RC. Avaliação clínica de um compômero utilizado como selante oclusal. RBO. 1999; 56:213-6.

Oliveira MM, Oliveira SNT, Ruellas RMO, Terra CN, Silva JBOR. Avaliação do índice CPO-D em primeiros molares permanentes da rede pública de Poços de CaldasMG relacionada à prevenção precoce. Rev Un Alfenas. 1999;5:43-6.

Botelho K, Carvalho L, Maciel R, Franca C, Colares V. condição clínica dos primeiros molares permanentes: de crianças entre 6 e 8 anos de idade. Odontol. Clín.-Cient. 2011;10(2):167-71.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281