A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Thiago Fernandes dos REIS, Tania Regina Martins MACHADO, Claudia Dias de LIMA

Resumo


No Brasil a violência vem tomando maiores proporções, se tornando um dilema no processo de ensino e aprendizagem. Tratando-se dessa problemática no âmbito local, foi verificada essa questão em uma escola da cidade de Araguaína, que tem se tornado foco também da violência e da criminalidade. A partir desta pesquisa, que foi realizada em cunho extensivo e interpretativo, analisamos essa problemática observando as suas consequências e influências no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Para essa pesquisa contamos com a participação de seis professores de diferentes disciplinas do ensino fundamental e médio da rede pública da cidade de Araguaína. Nesse sentido, empregamos o modelo multidimensional de análise da linguagem, elaborado por Chouliaraki e Fairclough (2003), para a análise crítica e reflexiva das respostas desses docentes. A partir da análise crítica do discurso verificado de suas falas, observou-se que não só professores e alunos sofrem as consequências trazidas por esse problema, mas também os sujeitos indiretamente envolvidos, como pais e funcionários. Conclui-se que esse tipo de violência pode influenciar de forma negativa o processo de ensino e aprendizagem, mas que há meios de esse problema social ser erradicado ou reduzido. Nesse sentido, fazer da escola um ambiente saudável e seguro são algo essencial para que haja excelência nesse processo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, M., & AVANCINI, M. F. (2000). A violência e a escola: O caso Brasil. Disponível em:

GUIMARÃES, A. M. Indisciplina e violência: a ambigüidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 11. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 73-82.

MACHADO, Tania R. M. A avaliação do docente em formação no curso de espanhol a distância da UFSC: uma análise crítica do gênero “atividade obrigatória em EaD. Tese (doutorado) – Florianópolis: PPGL/UFSC, 2016. Disponível em:

. Acesso em 25 de novembro de 2016.

PEÇANHA, Ingride Silva Barbosa. Reflexões acerca da violência escolar. Ciências Sociais – UFJF, 2013. Disponível em:

. Acesso em 15 de outubro de 2019.

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em psicologia. vol.18 no.1: Ribeirão Preto, 2010. Disponível em:

X2010000100005>. Acesso em 15 de Agosto de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281