MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO BUCAL E DE PRÓTESES ODONTOLÓGICAS PARA A COMUNIDADE INDÍGENA KRAHÔ

Lívia Elza Lima da SILVA, Cristiane Nogueira Rodrigues MILHOMEM, Jane Guimarães SOUSA

Resumo


Introdução: Os povos indígenas do Brasil já passaram por várias mudanças sociais, econômicas e ambientais, o que está intimamente associado ao complexo e dinâmico quadro de saúde que eles apresentam. O povo Krahô é um grupo indígena que habita no Estado do Tocantins, com uma população de aproximadamente 2.799 habitantes, que possuem condições de vida, concepções de saúde e hábitos odontológicos com necessidades diferentes dos povos não indígenas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi criar um Manual Bilíngue de Higienização bucal e de Próteses odontológicas para a comunidade indígena Krahô. Método: Esse trabalho é classificado como um estudo qualitativo porque foi baseado na leitura de diferentes artigos científicos, utilizando as plataformas virtuais: SciElo, PubMed, Google Acadêmico e DVS, como também um Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde e Diretrizes do Ministério da Saúde para a organização da atenção à saúde bucal dos povos indígenas. Diante da escassez de trabalhos abordando essa temática, foi elaborado um Manual Bilíngue (Krahô/Português), fazendo uso de uma linguagem verbal e visual simples, utilizando figuras para mostrar a sequência correta de uma higienização bucal e protética de forma adequada. Resultados: Este trabalho teve como resultado a confecção do Manual de higienização bucal e de próteses odontológicas para comunidade indígena Krahô, que com base nele, os indígenas, cirurgiões-dentistas, escolas, agentes de saúde e toda a comunidade terão uma ferramenta de apoio para promoção e prevenção de saúde bucal. Conclusão: Concluiu-se que para a manutenção da higiene oral pessoal, é imprescindível o uso de escova e fio dental diariamente, e que para a higienização das próteses devem-se associar métodos físicos e químicos, utilizando escovas compatíveis e produtos químicos de acordo com cada planejamento. Espero que esse manual contribua de forma significativa para o povo Krahô e que sirva como uma ferramenta didática no fortalecimento de pesquisas com os povos indígenas.

Texto completo:

PDF

Referências


Santos RV, Coimbra Jr CEA. Cenários e tendências da saúde e da epidemiologia dos povos indígenas no Brasil. 1st ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005.

Oliveira PT. Aspectos da fonologia Krahô. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Araguaína: Universidade Federal do Tocantins; 2015.

Carvalho LC, Cormack EF. O cuidado dos idosos com suas próteses dentárias. Rev Bras Odontol. 2003; 60(3): 167-169.

Desplats E, Keogh T. Protesis parcial removible. 1st ed. Madrid: Harcourt; 1998.

Phoenix R. Clinical removable partial prosthodontics. 3rd ed. Hanover Park: Quintessence Publishing; 2003.

Fonseca P, Areias C, Figueiral MH. Higiene de próteses removíveis. Rev port estomatol cir maxilofac. 2007; 48(3):41-146.

Caldeira JCM. Principais lesões da mucosa na cavidade bucal de idosos, em decorrência do uso de próteses. [Dissertação de Mestrado]. Governador Valadares: Universidade Federal de Minas Gerais; 2010.

Paranhos HFO, Panzeri H, Lara EHG, Candido RC, Ito IY. Capacity of denture plaque/biofilm removal andantimicrobial action of a new denture paste. Braz dente j. 2000; 12(1):97-104.

Catão CDS, Ramos INC, Silva Neto JM, Duarte SMO, Batista AUD, Dias AHM. Eficiência de substâncias químicas na remoção de biofilme em próteses totais. Rev Odontol UNESP. 2007; 36(1):53-60.

Gonçalves LFF, Neto DRS, Bonan RF, Carlo HL, Batista AUD. Higienização de Próteses Totais e Parciais Removíveis. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011;15(1):87-94.

Neves JL. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. 1996; 1(3):1-5.12.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary care assessment tool pcatool. Brasília, 2010.

Bardal PAP, Olympio KPK, Bastos JRM, Henriques JFC, Buzalaf MAR. Educação e motivação em saúde bucal – prevenindo doenças e promovendo saúde em pacientes sob tratamento ortodôntico. Dental Press J Orthod. 2011; 16(3):95-102.

D'Ascenção LCM. Organização, sistemas e métodos. 1st ed. São Paulo: Atlas; 2001.

Torres MCM. Utilização da clorexidina em seus diversos veículos. Rev Bras Odontol. 2000; 57(3):174-80.

Carvalho LEP, Granjeiro JM, Bastos JRM, Henriques JFC, Tarzia O. Clorexidina em Odontologia. Rev Gaúcha Odontol. 1991; 39(6):423-7.

Nassar CA, Nassar PO, Pedrotti S, Stuqui TP, Rothbarth GK, Salvi C, et al. Avaliação de diferentes técnicas de escovação em pacientes portadores de doenças cardiovasculares com doença periodontal - estudo piloto. Arq Catarin Med. 2014; 43(2): 36-43.

Chiarelli M. Avaliação da eficácia da técnica de escovação de Bass e da técnica de escovação de fones em relação à quantidade de microorganismos na saliva, índice de placa (IPL) e índice de sangramento gengival (ISG). [Dissertação de Mestrado].

Piracicaba: Universidade Estadual de Campinas; 1998.

Rothbarth GK. Avaliação clínica de diferentes tipos de escovas em pacientes portadores de aparelhos ortodônticos fixos. Anais do XIX EAIC. 2010; 1(1):1-4.

Lima AP, Amaral S, Andrade FS, Osório SG, Franzin LCS, Osório A. Critérios utilizados para escolha da escova dental: pesquisa com alunos de um colégio público de Jussara – PR. Uningá Review. 2014; 20(2):15-8.

Kubo FMM, Mialhe FL. Fio dental: da dificuldade ao êxito na remoção do biofilme interproximal. Arq Odontol. 2011; 47(1):51-5.

Silva RJ, Seixas ZA. Materiais e métodos de higienização para próteses removíveis. Int J Dent. 2008; 7(2):125-132.

Kazuo SD, Ferreira UCS, Justo KD, Rye OE, Shigueyuki UE. Higienização em prótese parcial removível. Rev de Odont da Univ Cid de São Paulo. 2008; 20(2):168-174.

Paludo FM. Higienização de próteses dentárias removíveis: uma revisão de literatura. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281