REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ÂMBITO UNIVERSITÁRIO PARA EGRESSOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Rayssa Rossana Leão GOVEIA, Clarissa de Sousa Oliveira McCOY, Rubens Martins da SILVA

Resumo


O panorama socioeconômico brasileiro é marcado por desigualdades, as
quais envolvem fatores relacionados ao contexto de classe social, origem, cor, dentre outros aspectos. A herança cultural resultante de anos de marginalização da população menos favorecida se manifesta, visível e principalmente, em meio aos parâmetros e níveis de educação. Nesse contexto, este artigo busca analisar o modo como as ações governamentais, no contexto de políticas públicas de ações afirmativas aplicáveis no âmbito
das universidades públicas, como as que se referem à destinação e reserva de vagas para egressos da rede pública do ensino básico, podem ser fundamentais para ao menos tentar reparar e reequilibrar a isonomia no acesso à educação. O processo metodológico deste artigo contemplou a técnica de revisão sistemática, a partir da qual foi possível perceber, em função da quantidade de publicações encontradas, a relevância e a atualidade da temática. Teoricamente, os estudos ancoraram-se nas abordagens de Batista (2018), Guerrini et al (2018), Paula (2017) e Ladeira e Silva (2018), os quais descrevem as ações afirmativas como sendo fundamentais para a garantia de vagas de acesso ao nível superior, conforme prevê a Lei n. 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas. No panorama social, acadêmico e científico, o ato de tratar das cotas para egressos da rede pública, em um cenário educacional complexo como o existente no Brasil, mostra-se como um tema de grande importância para o contexto da educação brasileira.


Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Neusa Chaves. Cotas para o acesso de egressos de escolas

públicas na Educação Superior. Disponível em:

pdf/pp/v29n3/0103-7307-pp-29-3-0041. pdf>. Acesso em: 04 jul. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em:

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de

Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em:

ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em 01 jul 2019.

CAVALCANTI, Ivanessa Thaiane do Nascimento. ANDRADE, Cláudia Sá

Malbouisson. TIRYAKI, Gisele Ferreira.

COSTA, Lilia Carolina Carneiro. Desempenho acadêmico e o sistema

de cotas no ensino superior: evidência empírica com dados da Universidade Federal da Bahia. Disponível em: hhttp://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1414-

〈=pt>. Acesso em: 11 nov. 2019.

GALVÃO, Taís Freire. PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Disponível em: < https://www.scielosp. org/pdf/ress/2014.v23n1/183-184/pt>.

Acesso em 25 nov. 2019.

GUARNIERI, Fernanda Vieira. SILVA, Lucy Leal Melo. Cotas universitárias no Brasil: análise de uma década de produção científica. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 11 nov. 2019.

GUERRINI, Daniel. PICONI, Larissa Bassi. STURION, Leonardo. MATA,

Ednei Aparecido Dias da. Acesso e democratização do ensino superior

com a Lei nº 12.711/2012: o campus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Disponível em:

LADEIRA, Mariana Rosa Alves. SILVA, Hilda Maria Gonçalves da.(Des)

caminhos do sistema brasileiro de cotas universitárias. Disponível em:. Acesso em: 04 jul.2019.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização

da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Disponível em:

Acesso em: 11 nov. 2019.

SENKEVICS, Adriano Souza. MELLO, Ursula Mattioli. O perfil discente

das universidades federais mudou pós-lei de cotas. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281