QUALIDADE DO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS

Daniella Carlos ARAUJO, Teixeira Teixeira MOREIRA, Lídia Regina da Costa HIDALGO

Resumo


Introdução: A fundação do sistema único de saúde (SUS) se deu com a função de ser um direito de todos, trazendo princípios em sua criação, sendo eles universalidade, a integralidade e a equidade. Tendo logo à frente a criação do programa da saúde da família trazendo uma nova forma de intervir na saúde pública, entretanto, apesar do programa inovador ainda são tidos alguns lapsos nos serviços prestados como, tempo de atendimento, tratamento para com o paciente, acesso aos profissionais, destinação de verba falha, entre outros. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo levantar dados de experiência em relação ao uso de serviços de saúde pública dos moradores de Araguaína-TO, incluindo o acesso a saúde bucal. Material e Método: Serão levantados dados de satisfação aos atendimentos médico e odontológico, avaliando a qualidade do atendimento prestado, tempo de espera e resolução do problema do paciente por meio de formulário de respostas na cidade de Araguaína-TO. Resultado: As amostras apresentarem respostas similares quanto uma percepção boa ou ruim, porém a pratica mostra que a grande maioria apresenta algum tipo de insatisfação aos serviços prestados, como exemplo 63% da população relatam que tiveram problemas em relação a espera ao atendimento, 52% apresentaram também dificuldades no momento de marcar consultas e mais da metade dos entrevistados sendo 69% responderam não saber se nas escolas e residências do bairro são feitas visitas medicas e odontológicas. Conclusão: Por tanto diante da complexidade dos estudos alcançados, as informações aqui expostas, concluímos que os resultados em relação aos pontos positivos e negativos abordados em nosso questionário, conduziram a amostras semelhantes, espera-se que essa pesquisa cumpra um papel de desenvolvimento motivando mais ações, investimentos e aprimoramento dos pontos positivos, essas são opções básicas para uma melhoria no sistema desenvolvendo vários aspectos e garantindo o sucesso do futuro.

Texto completo:

PDF

Referências


Lei n° 8080, de 19 de setembro de 1990.Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 set.1990. Seção 1. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2005.

Brasil, Ministério da Saúde, Caderno da Atenção Básica- n°17. Brasília, 2006.

O’Dwyer G, Konder MT, Reciputti LP, Macedo C, Lopes MGM. Implantação do serviço de atendimento móvel de urgência no Brasil. Cad. Saúde Pública 2017.

Silva GS. et al. Redes de atenção às urgências e emergências: pré-avaliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em uma região metropolitana do Brasil. Rev. Brasil Saúde Materno

Infantil. 2012; v. 12, n. 4, p. 445-458.

Uchimura LYT, Viana ALDA, Silva HP, Ibañez N. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): características da gestão às redes de atenção no Paraná. OUT-DEZ 2015, Rio de Janeiro. V. 39, n.

, P. 972-983.

Traverso-Yépez M, Morais NA. Reivindicando a subjetividade dos

usuários da Rede Básica de Saúde: para uma humanização do atendimento. Cad Saude Publica 2004; 20(1):80-88.

Barros AJD, Bertoldi AD. Desigualdades na utilização e no

acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional. Rev C S Col 2002;7(4):709-17.

Sérgio Spezzia I, Carvalheiro EM, TrindadeIII LL. Uma análise das políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal no Brasil. Rev. Bras. Odontol. Rio de Janeiro; 2015; vol.72 no.1-2.

Frazão P, Narvai PC. Saúde bucal no Sistema Único de Saúde: 20 anos de lutas por uma política pública. Saúde em Debate 2009;33 (81):64-71.

Teixeira HV, Teixeira MG. Financiamento da saúde pública no

Brasil: a experiência do Siops. Ciênc Saúde Coletiva. 2003;8(2):379-91.

Moimaz SAS, Lima AMC, Garbi CAS, Corrente JE, Saliba NA. Avaliação do usuário sobre o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde: uma abordagem à luz da humanização. Ciênc. Saúde coletiva vol. 21 no.12, Rio de Janeiro Dec. 2016.

Oliveira RS. Acesso aos serviços de saúde bucal e avaliação da satisfação de usuário em Olinda- PE. [Tese de Doutorado]. RECIFE: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas;2008.

Borba CP, Santana DC, Santos MMB. Formação dos profissionais

enfermeiros, médicos e odontólogos para atuação no Programa Saúde da Família [Monografia de Especialização]. Aracaju (SE): Escola de Formação de Saúde da Família; 2004.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Ministério da Saúde – Brasil. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Série Técnica Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. A Política Nacional de Saúde Bucal do Brasil: Registro de uma Conquista Histórica. Orgs. Costa JFR, Chagas LD, Silvestre RM. Brasília, 2006, 67 p.

Joyce YCEC, Piterman L. Trends in GP home visits. Austr. Fam. Physician. 2008. v.37, n.12, p.1039-42.

Borges R, D’Oliveira AFPL. A visita médica domiciliar como espaço para interação e comunicação em Florianópolis, SC. Interface - Comunic., Saude, Educ.

Brandão ALRBS, Giovanella L, Campos CEA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Cien Saude Colet 2013; 18(1):103-114.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281