CONFECÇÃO DE ONLAY EM MODELO SEMIRRÍGIDO: UMA TÉCNICA PRÁTICA E EFICAZ PARA RESTAURAÇÃO EM DENTES POSTERIORES

Daiane Landim BORBA, Weslayne da SILVA, Luciana Mara Negrão ALVES, Marcela Moreira SALLES, Glenda Lara Lopes VASCONCELOS, Carla Cecília ALANDIA-ROMÁN

Resumo


A resina composta é um excelente material para restaurações diretas em dentes posteriores, no entanto, em cavidades extensas e com comprometimento de cúspides e paredes proximais, restaurações indiretas são mais indicadas devido à menor contração de polimerização, melhor adaptação da margem gengival, restabelecimento de pontos de contato fisiológicos e por permitir acesso e visualização direta das margens do preparo. Além do custo elevado, as restaurações indiretas apresentam como desvantagem maior quantidade de seções clinicas, uma vez que os trabalhos são enviados ao laboratório protético para a confecção das peças. Assim, o objetivo do presente trabalho é descrever, por meio de caso clínico, uma técnica alternativa para confecção de restauração tipo Onlay em modelo semirrígido. Descrição do caso: o preparo cavitário e moldagem seguiram os princípios preconizados pela técnica indireta convencional, porém o modelo de trabalho foi obtido com um novo material semirrígido de presa rápida (Scan Die – Yller®), e a troquelização do modelo foi realizada com auxílio de blocos de encaixe tipo Lego®. Isto possibilitou a confecção da restauração de forma rápida e precisa. A técnica semidireta é uma opção viável e de fácil execução que proporciona um melhor custo-benefício para o clínico e pacientes.

Texto completo:

PDF

Referências


Monteiro RV, Taguchi CMC, Junior SM, Bernardon JK. Técnica semidireta: abordagem prática e eficaz para restauração

em dentes posteriores. Revista Ciência Plural. 2017; 3 (1): 12-21.

Mees RR. Técnica restauradora semidireta. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Florianópolis: Universidade Federal

de Santa Catarina. 2015.

Tonolli G, Hirata R. Técnica de restauração semi-direta em dentes posteriores – uma opção de tratamento. Rev Assoc Paul Cir Dent 2010; ED ESP (1):90-6.

Silva BP, Carrilho EV, Paula A. Inlays/ onlays em resina composta. Rev Portuguesa de Estomatologia, Mededicina

Dentária e Cirurgia Maxilofacial. 2005; 46 (1).

Marques S, Guimarães MM. Técnica semidireta como opção restauradora para dentes posteriores. Rev Dental Press Estét. 2015; 12 (2):40-9.

De Bitencout PVM, Gandolfi SADM, Da Silva HA, Damo DM, Arossi GA. Coroa total em resina composta direta: relato de dois casos clínicos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281