PSICOLOGIA CLÍNICA COMUNITÁRIA: ASPECTOS DAS CONDIÇÕES PSICOSSCIAIS DE MULHERES NEGRAS NO TERRITÓRIO DE ARAGUAÍNA – TO.

Amanda Rafaela Lima SILVEIRA, Antonio Hugo Castro RABELO, Denise Estefany Dias CAPELA, Illuska Heloisa Alves de SOUZA, Livia Maria da Silva NEGREIROS, Mariana Araújo Bichuete CAVALCANTE, Nilva Francisco dos Santos COSTA, Taís Fonseca da Silva PEREIRA, Robenilson Moura BARRETO

Resumo


O racismo se apresenta como uma das condições de sofrimento psíquico vividos por sujeitos negros no Brasil. Tendo em vista esta condição, o presente artigo tem o objetivo de analisar as condições de sofrimentos psicossociais de pessoas negras e sua formação identitária no território de Araguaína – TO. O método utilizado na pesquisa foi a pesquisa-ação como proposta de metodologia ativa junto aos sujeitos negros e refletir sobre suas experiências vividas diante de manifestações preconceituosas e discriminatórias diante das relações raciais. Os resultados contemplam relatos de intenso sofrimento psíquico, dificuldades em estabelecer vínculos e relacionamentos interpessoais, atitudes discriminatórias e dificuldades de acesso no mercado de trabalho. A pesquisa proporcionou a compreensão de fenômenos psíquicos e sociais, sobretudo uma nova concepção do fenômeno do racismo como parte da estrutural social em que a Psicologia Clínica Comunitária estabeleça uma prática emancipadora e libertadora para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVARO, José Luis; GARRIDO, Alicia. Psicologia Social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill. 2006.

BARRETO, Robenilson Moura. Contribuições psicanalíticas para a compreensão do preconceito racial: um estudo de caso / Robenilson Moura Barreto. - 2017.

BARRETO, Robenilson.; CECCARELLI, Paulo;LOBO, Warlington. O negro e a mídia: novaspossibilidades de referências identificatóriasnas redes sociais. In: LEMOS, C. C. S. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia, política, social-comunitária e institucional com os

campos da educação, saúde e direito. v. 7. Curitiba: CRV, 2017. p. 709-718.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade àautonomia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. RelaçõesRaciais: referências técnicas para atuação depsicólogas/os. Brasília: CFP, 2017.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e Preconceito Racial. Caderno Temático vol.1. São Paulo, 2007.

COSTA, Eliane Silva. Racismo, política públicae modos de subjetivação em um quilombo doVale do Ribeira. Tese de Doutorado, Instituto de

Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas.Salvador: Ed. UFBA, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA EESTATÍSTICA. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2018. Rio de Janeiro, 2019.

DFID (Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional); INSTITUTO AMMA PSIQUE E NEGRITUDE. Identificação e

abordagem do racismo institucional. Brasília, DF: Articulação para o combate ao racismo institucional (CRI); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2007.

FREUD, Sigmund. (1912a) A dinâmica da transferência. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976, 129-143. (Edição Standard Brasileira, Vol. XII).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281