FORMAÇÃO REFLEXIVA E CONTINUADA DO PROFESSOR E A RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO EM SALA DE AULA

Jocirley Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar análise sobre a formação inicial de professores e a necessidade de uma ressignificação do trabalho na escola. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa, pois, através dela pode-se encontrar áreas de consenso, além disso, se tornou
útil em situações que envolvia o desenvolvimento e aperfeiçoamento docente. Nos últimos anos vários questionamentos têm – se levantado sobre a qualidade da formação inicial e continuada do docente, por isso tem-se tornado um dos assuntos mais discutido em congressos, seminários, e nas próprias instituições superiores por todo o Brasil, demonstrando, portanto, um tema relevante. Partindo da premissa de que o ponto de partida para a realização profissional do professor é
compreender o significado da carreira em todas as suas dimensões, incluindo, o compromisso com sua formação e os reflexos que ela incidirá na vida pessoal e profissional, verifica-se que ainda existe muitas controvérsias quanto aos objetivos na formação do professor. Com a pesquisa, chegou-se à conclusão de que as responsabilidades das instituições de ensino superior que oferecem cursos de licenciatura vão além da prática de um ensino teórico de qualidade, devem articular de maneira sistêmica a relação entre teoria/prática. Verificou-se ainda outros pontos que devem ser levados em consideração para que a prática docente seja reflexiva e ressignificativa: formação inicial e continuada e conhecimento constituído. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALVES, Nilda. Trajetórias e Redes na Formação de Professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

BORDENAVE, J. D. & PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1995.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília - DF: MEC: UNESCO, 2001.

FREIRE, Paulo. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

LIMA, Paulo Gomes. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Centro Universitário Adventista de São Paulo, 2007.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. São Paulo: Cortez, 2002.

PERRENOUD, Fhilippe. Formar professores em contextos sociais em mudança prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Set-Dez 1999, n° 12, pp. 5-21.

PUGAS, Márcia Cristina de Souza. Conhecimento e docência no currículo de pedagogia: entre o pedagógico e o disciplinar. UFRJ – Faculdade de Educação. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: 2013.

ROCHA, José Damião Trindade. Diretrizes curriculares e formação inicial de professores da educação básica. UFG - Goiânia – GO,

Dissertação de Mestrado, UFG, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281