MAPEAMENTO, ANÁLISE DA ESTRUTURA E (DES) USO DE LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO EM ARAGUAÍNA – TO

Gecilane FERREIRA, Josiane da Costa JARDIM, Bheatriz Cortez NEGREIROS, Wagner dos Santos MARIANO, Caetano Ferreira de SOUSA

Resumo


O laboratório de ciências contribui para uma perspectiva multidisciplinar por permitir desenvolver vários campos, assim como verificar e ratificar conceitos e corroborar para a aprendizagem do aluno. Objetivou-se verificar a atual situação dos laboratórios nas escolas públicas de Araguaína-TO. A proposta inicial foi analisar escolas públicas que possuem laboratórios, a frequência que estes são utilizados e verificar se o uso ou desuso (se for o caso) possui relação com a formação do professor. Para isso, foi construído um questionário para cada gestor das escolas, um para professores e outro para ser entregue a um aluno de cada unidade escolar, visado expectativas e anseios de cada integrante da pesquisa. Os questionários aplicados possuíam questões abertas
e fechadas. Em análise a esse material, evidenciou-se que todos consideram as aulas práticas como sendo de muita relevância para a associação entre teoria-prática. Os professores realizam aulas em laboratório mesmo sem o auxílio de materiais básicos. Foi verificado também que a existência de laboratório por si só não garante a realização dessas aulas práticas, pois ocorrem muitos empecilhos como a carência na formação inicial do professor, a insuficiência de tempo para o preparo dessas aulas, falta de materiais e manutenção dos laboratórios, falta de apoio para aprimorar os conhecimentos tecnológicos, entre outros. Embora as aulas experimentais não sejam resultado de uma melhoria no ensino público, estas trazem soluções visíveis como a valorização da educação estudantil.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, T. Y. I. O laboratório de ciências e a realidade dos docentes das escolas estaduais de São Carlos - SP. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

ANDRADE, T. Y. I. O laboratório de ciências e a realidade dos docentes das escolas estaduais de São Carlos - SP. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

BARBOSA, W. R.; SETE, D. G.; SOUSA, T. C. A falta de laboratórios de química e professores licenciados no ensino médio das escolas públicas de Poxoréu-MT. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JENPEX/IFMT. Primavera do Leste – MT, 2017.

BESSA, D. D. Profuncionário: Curso de Formação para os Funcionários da Educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 485-487, 2007.

BIZZO, N. Metodologia do ensino de biologia e estágio supervisionado/ Nélio Bizzo- 1. Ed.- São Paulo: Àtica 2012.

BORGES, T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino da Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291 -313, dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. C957I Laboratórios / Joelma Bomfim da Cruz Campos; Gleidson Bomfim da Cruz – 4.ed. atualizada e

revisada: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasil- Cuiabá, 2013.

GRANDINI, N. A.; GRANDINI, C. R. Laboratório didático: importância e utilização no processo ensino-aprendizagem. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física Curitiba; p 2, 2008.

HUET, I.; TAVARES, J. A qualidade de ensino nas universidades: estudo de caso. Consulta: junho de 2008, 2004.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. 2002. Minicurso).

MOREIRA, P. H. A.; MARANHO, M. P.; RODRIGUES, J. L.; PEREIRA, A. B.; DOS SANTOS, J. N.; CORAZZA, M. J.; MOREIRA, A. L. O. R.

Laboratório de ciências e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sciences laboratory and its implications for teaching and learning process, p. 3, 2011.

RIGHETTI, S. https://abecedario.blogfolha.uol. com.br/2017/02/08/base-nacional-curricularexige-

laboratorio-de-ciencias-que-as-escolasnao-tem. Fevereiro de 2017. Folha de São Paulo.

SILVA, F. S. S.; MORAES, L. J. O; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz-MA. Revista

UNI, v. 1, p. 135-149, 2011.

SILVA, J. B.; PLOHARSKI, N. R. B. A metodologia de ensino utilizada pelos professores da EJA-1º segmento em algumas escolas da rede Municipal de Ensino de Curitiba. In: Congresso nacional de educação. 2011.

SOUZA, A. P. A. et al. A necessidade da relação entre teoria e prática no ensino de ciências naturais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281