CONTRATOS INTELIGENTES (SMART CONTRACTS): ANÁLISES DOS ASPECTOS JURÍDICOS E SUA APLICABILIDADE NO BRASIL.

Marco Túlio Sousa CRUZ, Juliana Carvalho PIVA

Resumo


O presente artigo vem com a finalidade de abordar o tema smart contracts, aspectos jurídicos que o circulam e como se dá a sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro. Se trata de uma análise bibliográfica a respeito do tema, onde serão abordadas certas vantagens, dentre elas a segurança, eficiência, transparência e a redução de custo no processo do negócio feito por meio dos contratos inteligentes integrados a blockchain, e a desvantagens, onde está inclusa a dificuldade em entender como se funciona a tecnologia necessária para que se realize esse tipo de contrato, uma vez que por ser algo disruptivo e novo, no qual ainda não existe uma legislação específica regulamentando-o, deve-se ter um robusto aparato tecnológico. Contudo, o ordenamento jurídico brasileiro, tem tentado implementar jurisdição específica sobre o tema, por meio de projetos de leis, nos quais julgam sobre coisas que envolvem o campo jurídico da blockchain e dos smart contracts. Os dados coletados mostram que os contratos inteligentes estão cada vez mais sendo utilizados no sistema jurídico, com o advento da tecnologia pelos seus benefícios, como o de automatizar processos, podendo se observar como exemplo a compra e venda no âmbito do direito imobiliário, visto isso, se tem mostrado promissor como uma tecnologia disruptiva que veio para integrar o nosso ordenamento jurídico e somar com suas vantagens.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIN, Deivid Tiago; MALAGOLLI, Guilherme Augusto. ANÁLISE SOBRE O USO DE SMART CONTRACTS E DA BLOCKCHAIN PARA A CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS NO BRASIL. Revista Interface Tecnológica, v. 19, n. 2, p. 213-222, 2022.

CHRISTIDIS, K; DEVETSIKIOTIS, M. Blockchains and smart contracts for the internet of things. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7467408. Acesso em: 21 jun. 2023.

FERRAZ, Robertson. As tecnologias envolvendo os contratos inteligentes (smart contracts) e alguns dos impactos nos contratos. 2019. Disponível em: AS TECNOLOGIAS ENVOLVENDO OS CONTRATOS INTELIGENTES (SMART CONTRACTS) E ALGUNS DOS IMPACTOS NOS CONTRATOS (ufpe.br). Acesso em: 23 out. 2023.

FRANÇA, Bernardo Figueira Saraiva de. A sujeição e aplicabilidade de Smart Contracts ao sistema legal brasileiro. 2022.

FREIRE, João Pedro. Blockchain e Smart Contracts-Implicações Jurídicas. Leya, 2023.

GOMES, Orlando. Contratos. 26ª edição. Editora Forense, 2008.

GOMES, Orlando. Contratos. Atualizada por Humberto Theodoro Júnior. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

MONTEIRO, Washington de Barros. Direito das obrigações. (No Title), 2003. MORAIS, Franklin. Contratos inteligentes (smart contracts): possibilidades e desafios no ordenamento jurídico brasileiro.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281