A RESPONSABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS EM FRAUDES BANCÁRIAS: UMA ANÁLISE SOBRE O PIX

Maurilio Henrique Alves SARAIVA, Paulo Henrique de Souza CUSTÓDIO, Francisco Neto Pereira PINTO

Resumo


O presente trabalho preocupa-se em analisar a temática da responsabilidade das instituições financeiras em casos de fraudes bancárias. Em relação ao objetivo geral pretende descreve através de jurisprudências e dispositivos legais como acontece a responsabilização das instituições financeiras/bancos nos casos em que se configurar fraude bancária, principalmente quando for utilizada o sistema PIX. Quanto aos objetivos específicos busca: 1) definir o que são instituições financeiras e apontar a incidência do Código de Defesa do Consumidor para julgamento das demandas; (2) apresentar as principais considerações sobre a responsabilidade civil e (3) analisar como a ocorre a responsabilização das instituições financeiras/bancárias quando for constatada uma fraude efetivada por meio do sistema PIX. Ressalta-se que, a justificativa para escolha do tema relaciona-se com sua atualidade, relevância e impacto social, pois promover o debate do assunto é essencial para conscientização da população, para se pressionar as instituições financeiras a investirem em segurança digital, bem como para que as legislações sejam constantemente aprimoradas para tutelarem as situações jurídicas que se demonstram latentes. Por último, a metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica que implica no levantamento de referenciais teóricos pertinentes a temática e os objetivos do trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fabricio Bolzan de. Direito do consumidor esquematizado. – Coleção esquematizado® / coordenador Pedro Lenza – 8. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2020.

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Resolução nº 10 de 08 de Junho de 2021. Disponível

em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=103. Acesso em: 14 de Set. de 2023.

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Pix powerred by Banco Central. O que é PIX?. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix. Acesso em: 15 de Set. de 2023.

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Resolução nº 2.099 de 17 de Agosto de 1994. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1994/pdf/res_2099_v1_O.pdf.Acesso em: 17 de Set. de 2023.

BENJAMIN, Antonio Herman V. Manual de direito do consumidor [livro eletrônico]. 9. ed. -- São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso dia 15 de Set. de 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BTG, Pactual Content. O que é Instituição financeira e quais o Banco Central supervisiona?. Disponível em: https://content.btgpactual.com/blog/investimentos/o-que-e-instituicao-financeirae-quais-o-banco-central-supervisiona. Acesso em: 13 de Set. de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281