ANÁLISE DO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE VENTILAÇÃO NA INSTALAÇÃO SANITÁRIA DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Weligton Mendes de SOUZA, Luiz Claudio Santos NEVES, Indira Queiroz Macambira BEZERRA

Resumo


As instalações de esgotos sanitários têm como finalidade coletar e conduzir os despejos oriundos da utilização de aparelhos sanitários. No entanto, devem ser realizadas para atenderem condições mínimas de segurança, conforto, higiene e economia ao usuário. Um dos critérios fixados pela NBR 8160 (1999) é de que o sistema sanitário deve impedir que os gases do interior das tubulações retornem e atinjam as áreas de utilização. O sistema de ventilação é utilizado para conduzir para a atmosfera o ar do interior das instalações de esgoto bem como permitir a entrada de ar nas instalações sanitárias, com o objetivo de assegurar a não ruptura do fecho hídrico dos desconectores. A ausência do sistema de ventilação e bem como a negligência durante a execução de princípios técnicos normativos são determinantes no desempenho do sistema sanitário, de modo a garantir a saúde e segurança dos usuários. A partir da orçamentação do projeto sanitário de uma residência foi possível determinar os custos totais de execução da instalação sanitária com ventilação e sem ventilação e comparar os custos dos mesmos. Assim, a execução do sistema de ventilação representou 23,55% do custo total do projeto sanitário, demonstrando que este gasto não é fator determinante para a não implantação do sistema de ventilação.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário- Projeto e execução. Rio de Janeiro,1999.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações habitacionais – desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro,2013.

AZEVEDO NETTO, José M; FERNÁNDEZ, Miguel F. Instalações prediais de Esgotos. In:______. Manual de hidráulica. 9.ed. São Paulo: Edgard Blucher Ldta, 2015. Cap.B-I.2, p.511-518.

ASTRA. Válvula de admissão de ar. Astra S/A. Jundiaí, p 1-2, set./2020. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2023.

CONCEIÇÃO, Alessandro Pucci da. Estudo da incidência de falhas visando a melhoria da qualidade dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 143f. Dissertação (Pós graduação em construção civil-mestre em construção civil). São Carlos-SP. UFSCar. 2007. Disponível em:. Acesso em: 05 mar 2023

CARVALHO JÚNIOR, Roberto de. Esgotos sanitários. In:______. Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura. 9.ed. São Paulo: Edgard Blucher Ldta, 2015. Cap.4, p.140- 176.

MACINTYRE, A Joseph. Esgotos sanitários. In:______. Manual de instalações hidráulicas e sanitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1990. Cap.2, p.77- 116

REIS, Ricardo Prado Abreu. Sistemas prediais de esgoto sanitário. 2007. 28 Slides. Disponível em:< https://eec-ufg.tripod.com/IHSP/SPES.pdf>. Acesso em 16 Abr 2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281