DIREITO DE RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE NA FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Aline Beatriz Mota ABREU, Nadia Regina Stefanine MILHOMEM

Resumo


Neste trabalho, aborda-se questões legais relacionadas à reprodução humana assistida e seu impacto na determinação da filiação, além da importância da bioética na orientação das práticas de pesquisa e tratamento, considerando os valores morais e princípios éticos em uma sociedade moderna. Ainda, analisa-se o princípio da dignidade da pessoa humana e do direito de família como base para orientar as práticas médicas decorrentes dos avanços científicos em reprodução humana. Observa-se que o direito muitas vezes não acompanha imediatamente as descobertas da biotecnologia, pois ele é moldado por princípios que evoluem ao longo do tempo. Destaca-se que o princípio da dignidade humana é o alicerce constitucional que guia o uso das técnicas de reprodução humana assistida, servindo como critério central em todo o sistema jurídico. No decorrer do trabalho, apresenta-se diversas técnicas de reprodução assistida e suas implicações legais. Também se discute a evolução do conceito de família, rompendo com concepções antigas que limitavam a família ao casamento tradicional. Além disso, aborda-se a questão do reconhecimento de paternidade, que passa por transformações no Brasil, adotando uma abordagem mais atualizada e inclusiva. Também se destaca a discrepância entre o cenário nacional e a evolução dos direitos humanos em outros países, evidenciando a necessidade de atualização e adequação do sistema legal brasileiro a essa realidade em constante mudança.


Texto completo:

PDF

Referências


BEYLEVELD, Deryck; BROWNSWORD, Roger. Human Dignity in Bioethics and Biolaw. New York: Oxford, 2004.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, DF: 16 jul. 1990.

BRASIL. Lei de Biossegurança, Lei n° 11.105, de 24 de março de 2005.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

BRASIL. Resolução CFM nº 2.168, de 21 de setembro de 2017, do Conselho Federal de Medicina.

COHEN, Claudio e Gisele Joana Gobbetti. O incesto: o abuso sexual intrafamiliar Availablefrom: Claudio Cohen Retrieved on: 13 March 2016.

CONJUR. Leia os 32 enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-mai-24/leia-32-enunciadosaprovados-viii-jornada-direito-civil. Acesso em 27 de setembro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281