ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ESCOLHA DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Maiara de Sousa da Cruz LIMA, Francisca da Silva FEITOSA

Resumo


O estágio supervisionado é uma experiência que visa proporcionar aos alunos formação prática na sua área de atuação. Essa etapa ajuda os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, reflexivo, resolução de problemas e tomada de decisão. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar como o estágio supervisionado influencia na escolha da área de atuação do pedagogo. As reflexões apresentadas colaborarão para uma formação significativa, dando oportunidade ao acadêmico de aperfeiçoar e adquirir novas aptidões por meio da teoria e prática. Os objetivos específicos são; 1) apresentar a relevância do estágio para a formação do Pedagogo 2) apontar os desafios do estágio na vida acadêmica dos estagiários, 3) identificar as áreas de atuação do pedagogo. O estágio supervisionado é uma experiência única na vida acadêmica, de conhecer a realidade na prática e sua área de atuação. O conhecimento adquirido nas aulas teóricas, fará o acadêmico desenvolver suas habilidades profissionais, e possibilitará a construção de novos saberes. A problemática da pesquisa retrata quais os desafios e as possibilidades de área de atuação que os acadêmicos de Pedagogia podem encontrar durante a vivência do estágio supervisionado se justifica a explanação da realidade em sala de aula, assim, o acadêmico em formação decide se vai prosseguir na área. A mesma, transcorreu a partir de uma abordagem básica, descritiva e bibliográfica. O referencial teórico está ancorado em trabalhos de Altarugio (2013), Buriolla (2011), Libâneo (2002), Pimenta e Lima (2004), Tarfid e Lessard (2005). Os resultados alcançados possibilitaram compreender como o estágio supervisionado sugestiona na escolha da carreira profissional do pedagogo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Luciana Inez Seehaber; COSTA, GMT da. Pedagogia empresarial. Revista de Educação. 2012. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wpcontent/files_mf/68a25f704a23045cdb3edc43e8d91f1447_1.pdf. Acesso em 28 set.

ALVES, Larissy da Silva; FEITOSA, Francisca da Silva. A atuação do Pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Araguatins-TO. Editora conhecimento & Ciência. (Org.). Educação, saberes e práticas educativas. Belém-Pará, 2021. p. 130-144. https://fliphtml5.com/togwh/nsla/basic. Acesso em 10 nov. 2023.

ALTARUGIO, Maisa Helena. Os Estágios Supervisionados nas Licenciaturas da Universidade Federal do ABC: inovações e desafios. Editora Alínea. (Org.).Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios: uma parceria entre a universidade e a escola. Campinas, 2013. p. 93-103.

BIANCHI, Anna Cecília de morais, ALVARENGA, Marina, BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 3.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BURIOLLA, Marta Alice Feiten. O estágio supervisionado. 7.ed. São Paulo: Cortez,2011.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional- LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

SANTOS, Bruna Kássia Gouveia dos; MUNIZ, Simara de Sousa, SAMPAIO, Miliana Augusta Pereira; SILVA, Aquenubia Gonçalves da. Pedagogia Jurídica: a importância da atuação do pedagogo no tribunal de justiça. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 7, p. 328-338, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2546Acesso em 27 set. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281