ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NOS MUNÍCIPIOS E REGIÕES DO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2019

Eduardo Matias dos SANTOS, Evellyn Ferreira LEITE, Clarissa Amorim Silva de CORDOVA

Resumo


Introdução: A leishmaniose visceral (LV), é uma protozoose provocada por espécies do gênero Leishmania, predominando no Brasil a L. chagasi. O parasita consegue invadir diversos órgãos e pode ser fatal se não instituído tratamento adequado. Objetivos: Traçar um panorama estatístico a respeito da LV, analisando a incidência de casos no Brasil, evidenciando populações mais suscetíveis à infecção. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, com base em dados oriundos do SIH/SUS, referentes aos casos de internação por LV na população brasileira, segundo local de internação, entre 2009-2019. Resultados: Foram registradas, no Brasil, 26.839 internações, não havendo diferença significativa entre os anos estudados. Observou-se que o Nordeste apresentou o maior número de internações, contudo, analisando a taxa de internação, o Norte ocupa primeiro lugar. O Estado do Tocantins teve a maior taxa de internação. A cidade de Teresina possui o maior número de internações, entretanto, Araguaína possui a maior taxa. A população masculina foi mais acometida que a feminina. A faixa etária de 1-9 anos é a mais acometida, enquanto a de ≥ 80, é a menor. Os pardos apresentaram maior número, enquanto a minoria era indígena. Analisando o IDH, a região Norte fica em último lugar. Araguaína, que possui a maior taxa de internação por LV do país, possui IDH de 0,752. Conclusão: Portanto, observa-se que LV persiste com alta incidência, sobretudo no Norte e Nordeste. Assim, o diagnóstico precoce, bem como tratamento preconizado da LV, deve ser instituído, abrangendo principalmente, populações vítimas da vulnerabilidade social, homens, crianças e pretos/pardos.

Texto completo:

PDF

Referências


ATLASBR. Consulta em Tabela. Disponível em:

. Acesso em: 25 ago. 2023.

BERN, C. Visceral leishmaniasis: Clinical manifestations and diagnosis. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2023a.

BERN, C. Visceral leishmaniasis: Treatment. Disponível em:

. Acesso em: 25 ago. 2023b.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BANCO DE DADOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -DATASUS. Internações segundo ano atendimento. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2023a.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BANCO DE DADOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -DATASUS. Internações por ano atendimento segundo regiões. Disponível em:. Acesso em: 15 abr. 2023b.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BANCO DE DADOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -DATASUS. Internações por ano atendimento segundo unidade da federação. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2023c.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BANCO DE DADOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -DATASUS. Internações por ano atendimento segundo município. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2023d.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BANCO DE DADOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE -DATASUS. Internações por ano atendimento segundo sexo. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2023e.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281