A IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO PARA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Hector Santos de CASTRO, Patrícia Francisco da SILVA

Resumo


O advogado desempenha um papel fundamental no Estado Democrático de Direito de várias maneiras, contribuindo para a promoção da justiça, a proteção dos direitos individuais e coletivos, o fortalecimento do sistema legal, desempenham um papel fundamental na garantia do acesso à justiça para todos os cidadãos, representando os indivíduos e grupos que buscam proteção legal e ajudam a nivelar o campo de jogo legal, garantindo que mesmo os menos privilegiados tenham a oportunidade de defender seus direitos perante a lei. Frequentemente atuam como mediadores e negociadores em litígios, ajudando as partes envolvidas a encontrar soluções amigáveis e evitando a sobrecarga dos tribunais. Estes indivíduos desempenham um papel crucial na promoção e manutenção do Estado Democrático de Direito, garantindo que a justiça seja acessível a todos, que os direitos sejam protegidos e que a lei seja aplicada de maneira justa e imparcial. Eles são essenciais para a preservação da ordem legal e do equilíbrio de poder em sociedades democráticas. O advogado é indispensável para a concretização do devido processo legal e o estudo para compreensão de como este individuo surgiu e entendimento do papel que este desempenha na sociedade é de suma importância para nortear os futuros advogados.

Texto completo:

PDF

Referências


ADVOGADO. DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/advogado/. Acesso em: 06 out. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Brasília, DF, 4 jul. 1994. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8906.htm. Acesso em: 06 out. 2023.

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Código de ética e disciplina da OAB. Brasília, DF, 13 fev. 1995. Disponível em:

https://www.oab.org.br/content/pdf/legislacaooab/codigodeetica.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023.

COSTA, Elcias Ferreira da. Deontologia jurídica: ética das Profissões Jurídicas. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2002.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 7.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GLOTZ, Gustave. A cidade grega. São Paulo: Difel, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281