A IMPORTÂNCIA DO CENSO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO

Silvania Borges da SILVA, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Censo escolar e sua importância para a educação. O censo escolar é um instrumento essencial para a coleta de dados educacionais em um país. Ele desempenha um papel fundamental na gestão e no planejamento da educação, fornecendo informações vitais para a formulação de políticas públicas e o acompanhamento do desempenho do sistema de ensino. O censo escolar é, portanto, um processo de coleta de informações abrangentes e sistemáticas sobre as instituições de ensino, os estudantes, os professores e outros aspectos relevantes da educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, básica, descritiva, obtida a partir de procedimentos da pesquisa bibliográfica, mediante seleção aleatória de artigos selecionados em revistas, assim como sites, leis, decretos e portarias, documentos esses emitidos pelo governo federal. Os principais teóricos utilizados são: Matos (2018), Silva (2012), Oliveira (2021), INEP (2010), entre outros. Os resultados apontam que o processo de coleta de dados do Censo Escolar é uma operação complexa e crucial que fornece informações essenciais para o planejamento e a melhoria do sistema de ensino. A precisão e a consistência dos dados são primordiais para que essas informações alimentem eficazmente as políticas educacionais e promovam a igualdade de oportunidades educacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Censo Escolar da Educação Básica, 2022. Resumo Técnico. Brasília-DF. Inep/ MEC. 2023. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf - Acesso em: 13 set. 2023.

BRASIL, Decreto, 2008 - Dispõe sobre o censo anual da educação. Brasília - DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br- Acesso em 03 set. 2023.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sinopse Estatística da Educação Básica na Internet para download; Educacenso/ Inep. Disponível em: https://ces.ibge.gov.br/apresentacao/portarias/200-comite-de-estatisticassociais/base-de-dados/1185-censo-escolar-educacao-basica.html. Acesso em: 03 set. 2023.

FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2018). 2. Financiamento da Educação. 3. Políticas Públicas – Educação. 4. Programa e Ações – FNDE. 5. Formação continuada à distância – FNDE. 6.Formação pela

Escola – FNDE. I. Brasil. Ministério da Educação. II. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. III. Título. IV. Série. Disponível em

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fpe/ce_censo_escolar2018.pdf - Acesso em 25 ago. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em:https://docentes.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensinosuperior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-saopaulo-atlas-2002./view- Acesso em 25 ago. 2023.

MATOS, Simone, Pinheiro. Censo Escolar e o Desafio Frente às Inconsistências de Informações no Sistema do Educacenso / 2018. 148 f: il. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2018.

Disponível em: https://mestrado.caedufjf.net/wpcontent/uploads/2018/09/Simone-Matos.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

OLIVEIRA, João Ferreira de. A função social da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Orgs.). Crise da escola e políticas educativas. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 237-252.

PORTARIA, 2022 - Define o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica. Brasília - DF. Disponível:

https://www.semesp.org.br/legislacao/migrado1967/ Acesso em 30 maio 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281