VOZES DO SILÊNCIO: A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Lillian Fonseca FERNANDES, Kethlyn Suyanne Gomes dos SANTOS

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso traz a modalidade da violência psicológica e as suas consequências contra a mulher, cuja previsão consta na lei 11.340/06, lei essa popularmente conhecida por Lei Maria da Penha que tem em sua premissa garantir mecanismos de proteção para mulher, tipificando condutas criminosas, além de proporcionar uma maior punição ao agressor. Atualmente o artigo 147-B do Código Penal Brasileiro tipificou a violência psicológica. A agressão psicológica contra a mulher é umas das formas de agressão mais difíceis de identificar, vez que não deixa lesões visíveis no corpo da vítima, mas sim na alma, cuja intangibilidade é latente. A sociedade geralmente ignora tal crime, pois a própria legislação é falha quanto ao assunto. Há anos a violência doméstica vem assolando as mulheres devido aos transtornos e consequências que as vítimas sofrem. Neste artigo iremos discorrer sobre as principais abordagens sobre o tema, através da legislação especial, constitucional, doutrina e banco de dados, trazendo luz especialmente aos danos psicológicos sofridos pelas vítimas apontados nas mais diversas literaturas e pesquisas sobre o tema. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, uma vez que suas principais fontes de referência são de dados não tangíveis. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, através de análise de documentos relacionados ao tema da violência psicológica. Ademais verificaremos os possíveis danos causados nas vítimas, ratificando a necessidade do agressor ser devidamente punido diante do crime praticado. Para tanto deverá o juiz analisar devidamente os fatos e circunstâncias, considerando a dificuldade probatória de tal crime.

Texto completo:

PDF

Referências


AMOS, Ana Luisa Schmidt. Violência Psicológica Contra Mulher: o dano psíquico como crime de lesão corporal. 2 ed. Santa Catarina: EMais, 2019.

BARSTED, L. L; PITANGUY, J. Violência Contra a Mulher e Acesso à Justiça. Estudo comparativo sobre a aplicação da Lei Maria da Penha em cinco capitais. Relatório final. 2013. Disponível em: < http:www.cepia.org.br/pesquisa_out. pdf.>. acessado em: 20 de maio de 2023.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 10 de setembro de 2022. Lei Maria da Penha. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dá outras providências. Diário Oficial da União, 8 de junho de 2006.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em 20 de maio de 2023.

BRASIL. Senado Federal. Violência contra a mulher aumentou no último ano, revela pesquisa do Data Senado. Disponível

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/09/violenciacontraamulher-aumentou-no-ultimo-ano-revela-pesquisa-do-datasenado. Acesso em 15 de maio de 2023.

CONJUR. https://www.conjur.com.br/2021-ago-05/igor-melo-violencia-psicologicalei-maria-penha. Acesso em 13 de setembro de 2023.

CUNHA, Tânia Rocha Andrade; VALIENSE, Jacqueline Meireles. A influência do machismo na violência de gênero. Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, v. 1, n. 1, 2021, p 66.

CUNHA, Tânia Rocha Andrade; VALIENSE, Jacqueline Meireles. A influência do machismo na violência de gênero. Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, v. 1, n. 1, 2021, p 88 Disponível http://anais.uesb.br/index.php/cicnmse/article/view/9982. Acesso em 15 de maio de 2023.

DIAS, Maria Berenice. A impunidade dos delitos domésticos. Palestra proferida no IX Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Alagoas. Acesso em: 10 de maio de 2023 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/CwnskJv6Jm73zxLz7tMzYrv/abstract/?lang=pt Acesso em 18 de maio de 2023. Expressão Popular, 2013, p 167.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281