A MÚSICA COMO METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAS

Larissa Oliveira de SOUSA, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


O artigo tem por objetivo discutir a importância e contribuições da música na educação infantil. A música é uma forma de expressão artística que envolve a combinação de sons em padrões organizados, ritmos e melodias. Ela é uma parte fundamental da cultura humana e tem desempenhado um papel importante ao longo da história da humanidade. Uma das principais vantagens da música como metodologia de ensino é o estímulo ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Estudos têm demonstrado que a música ativa diferentes áreas do cérebro, promovendo o pensamento abstrato, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Ao aprender músicas e ritmos, as crianças exercitam a memória, a atenção e o raciocínio lógico, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica, realizada a partir de artigos selecionadas aleatoriamente em revistas especializadas e livros. O referencial teórico está ancorado em trabalhos Montessori (1965) Gardner, (1999), Teixeira (2017), Medina (2014), Costa (2021), entre outros. Os resultados apontam que a música é uma metodologia poderosa para a aprendizagem nas séries iniciais. Ela estimula o desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor das crianças, promove a socialização e cria um ambiente escolar mais divertido e envolvente. Ao incorporar a música no processo educativo, os educadores estão proporcionando às crianças uma educação mais completa e significativa.

Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.

COSTA, Leidinara Eufrásio. A importância da música para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2021. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade católica de Goiás. Disponível em: https://repositório.pucgoias.edu.br<...PDF. Acesso em 21 de out. 2023.

ELLIOTT, David; SILVERMAN, Marissa. Music Matters: A Philosophy of Music Education (2ª Edição). New York: Oxford University Press, 2015.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências.Porto Alegre: Artes Médicas, c 1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind:the Theory of Multiple Intelligences, em 1983.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas – a Teoria na Prática. 1 ed. Porto Alegre: Artmed,1995.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em 05.mai. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281