CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE ACESSO À JUSTIÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Larissa de Macêdo SILVA, Higor Vieira de SOUSA, Juliana Carvalho PIVA

Resumo


O presente trabalho aborda as consequências da falta de acesso à justiça para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil, enfocando a desigualdade social, ineficiência do sistema judiciário e insuficiência de programas de apoio e proteção. A pesquisa se justifica pela preocupação crescente com o acesso à justiça para esse público e alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O estudo será desenvolvido através de uma abordagem multidisciplinar, utilizando revisão bibliográfica, análise de documentos e estatísticas oficiais. Para realizar o estudo proposto, será adotada uma abordagem multidisciplinar, combinando conceitos e teorias do Direito, Sociologia, Psicologia e Ciência Política. A metodologia de pesquisa será composta por uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de documentos e estatísticas oficiais. Com o desenvolvimento do trabalho descobriu-se que é essencial que a sociedade como um todo esteja comprometida em enfrentar esse desafio, visando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, M. Juventude, violência e vulnerabilidade social no Brasil

contemporâneo. Brasília: UNESCO, 2005.

ALMEIDA, Guilherme de. Acesso à justiça, direitos humanos e novas esferas da justiça.Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, v. 2, n. 1, p. 83-83, 2012.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8.069/1990). Brasília, DF: Senado Federal.

CAPPELLETTI, M., & GARTH, B. Acesso à justiça. Porto Alegre: Fabris, 1978.

CARVALHO, M., & IANNI, A. M. Z. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: desafios para a inclusão social e educacional. Revista Brasileira de Educação, 15(45), 47-61, 2010.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2005. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

COSTA, Ana Paula Motta; EILBERG, Daniela Dora. Justiça juvenil em pauta internacional: perspectivas à efetivação da normativa sobre direitos humanos das crianças e adolescentes privados de liberdade. Anuario mexicano de derecho internacional, v. 19, p. 263-291, 2019.

FEIX, Virgínia. Por uma política pública nacional de acesso à Justiça. Estudos Avançados, v. 18, p. 219-224, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281