A ARTETERAPIA COMO DISPOSITIVO PSICOTERAPÊUTICO

Karina Murielly Conceição SILVA, Nádia Regina Stefanini MILHOMEM

Resumo


Objetivou-se com esse trabalho, compreender a arteterapia, sua relevância e formas de utilização no processo psicoterapêutico e de inclusão psicossocial de pessoas com transtornos mentais, uma vez que, é fundamental para a compreensão da arte como um lugar socialmente válido, para ativar diferentes modos de inclusão social. Para a elaboração deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, a partir de artigos indexados nas bases de dados: Redalyc, Livros Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Foram tomados como critério de inclusão: literatura publicada nos últimos 10 anos (2013 a 2023), escritos no idioma português, com resumos e textos completos que mais se aproximavam da temática investigada. Como critérios de exclusão: literaturas de ordem somente quantitativas; trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações; artigos no qual a temática principal não tenha atravessamentos com a inclusão psicossocial, arte, arteterapia ou transtornos mentais. A partir do estudo realizado, compreende-se a Arteterapia como um aliado recurso na ruptura dos modelos tradicionais e excludentes. Entende-se que, dentro do processo artístico, são ignoradas as frágeis fronteiras da sanidade e da loucura, instaurando um novo olhar, de acolhimento e inclusão. Além disso, sugere-se o desenvolvimento de mais estudos acerca da Arteterapia como uma das ferramentas de inclusão psicossocial, com o propósito de ampliar materiais bibliográficos recentes, e assim obter uma maior compreensão de como este campo vem sendo visto e utilizado atualmente.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARANTE, Paulo; Novos sujeitos, novos direitos: o debate em torno da reforma psiquiátrica. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 11, n. 3, 1995. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csp/a/5rhqg9GH3jhjMCkjJ7BPKGK/?lang=pt&format=html Acesso em: 09 de jan. 2023.

AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica de Oliveira. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 2067-2074, 2018.

ANDRADE, L. Q. Linhas teóricas em arte-terapia. A Arte Cura? Recursos artísticos em psicoterapia (pp. 39-54). Campinas, SP: Editorial Psy ll, 1995.

ANDRIOLO, Arley. A "psicologia da arte" no olhar de Osório Cesar: leituras e escritos. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, n.4, p. 74-81, 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/pcp/a/HPXhN9R7LSYnXKrtRwvvrbN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 de jun. de 2023.

AZEVEDO, Elisângela Braga de. et al. Arteterapia como promotora da qualidade de vida e inclusão social de profissionais e usuários. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 2, p. 167-176, 2014.

BARROS, Maira; FERREIRA, Leonardo. A arte como estratégia de intervenção psicoterapêutica: I Simpósio Científico De Práticas Em Psicologia. Psicologia e Saúde em debate, v. 2, n. Supl. 1, p. 1–4, 2016.

BRASIL. DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2002. Brasília: DF, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281