IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PELO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE PUERICULTURA

Divina Gomes Costa BARBOSA, Laryssa Layane Alves da SILVA, Mayra Leilane Ferreira BRANDÃO

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de revisar a literatura sobre a identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista por meio das consultas de puericultura com o objetivo de discutir a importância do diagnóstico precoce doTEA; debater a possibilidade de se obter uma identificação precoce dentro das consultas de puericultura; apresentar ferramentas que auxiliam o enfermeiro a identificar os sinais de TEA e a importância do diagnóstico precoce. Tento em vista que, quanto mais cedo diagnosticada, a criança passa a receber toda assistência necessária de acordo com suas necessidades. Como parte de uma equipe multidisciplinar e responsável por esse acompanhamento, o enfermeiro avalia o desenvolvimento da criança para detecção precoce de anormalidades e toma medidas decisivas para melhorar a qualidade de vida. Portanto, com a enfermagem devidamente capacitada, um maior número de crianças poderá diminuir os riscos de um diagnóstico tardio.

Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5° edição. Porto Alegre, 2014, 992p. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/ma nual-diagnostico-eestatistico-de-transtornos-mentais- dsm-5.pdf Acesso em: 03 Jun. 2023.

ANAIS DO V CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (CEPE/UEG): 2018, Goiás, Análise da entrevista CARS e questionário ADI-R em Transtorno Espectro Do Autismo (TEA). Goiás: Universidade Estadual de Goiás, v. 5 (2018 ). Disponível em: https://www.scielo.br/j/anp/a/JZW6bkTYBV7ZsQLKV NxLnt/abstract/?lang= em Acesso em: 03 Jun. 2023.

ARAUJO, C. M; NASCIMENTO, J. S; DUTRA, W. L. O papel do enfermeiro na assistência à criança autista. Revista REBIS, 2019. Disponível em:

https://revistarebis.rebis.com.br/index.php/rebis/article/download/186/151. Acesso em 18 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA, Ama. Definição. Ama, 2017. Disponível em:https://www.ama.org.br/site/autismo/definicao/ Acesso em: 03 Jun. 2023.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA, Ama. Diagnóstico. Disponível em:https://www.ama.org.br/site/autismo/diagnostico/ Acesso em: 03 Jun. 2023.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA, Ama. Escalas. Disponível em: Acesso em: 03 Jun. 2023.

ASSUMPÇÃO JR, Francisco B.; PIMENTEL, Ana Cristina M. Autismo infantil. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 22, p. 37, Dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/Gv4HpMGyypXkmRMV GfRZF8G/?lang=pt , acessado em 20 de abril 2023.

BRASIL. Ministerio da Saude. Secretaria de Atençao a Saude. Departamento de Atençao Basica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministerio da Saúde. Secretaria de Atenção a Saude. Departamento de Atenção Basica. – Brasília: Ministerio

da Saude, 2012a.272 p. (Cadernos de Atençao Básica, n. 33) Disponível em: Acessoem: 04 Jun. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281