DESAFIOS JURÍDICOS NA ERA PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CRESCIMENTO DOS CRIMES CIBERNÉTICOS NO ESTADO DO TOCANTINS

Mayre Tanyza Costa MENDES, Cibele Gomes MAIA, Tullio da Silva MARINHO, Bruna Ribeiro de PAULA

Resumo


A sociedade atual tem experimentado uma intensa transformação em suas relações sociais e interpessoais, principalmente após a pandemia do Covid-19. A virtualização de atos da vida civil já era uma realidade, contudo, não podemos negar que, nesse contexto, a pandemia mundial vivenciada acelerou muitos processos. Atividades que antes eram cumpridas basicamente por meio analógico, agora são desenvolvidas em um ambiente virtual. Com isso, atos ilícitos, mormente de natureza penal, passaram a crescer no ambiente digital. Crimes de estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de A sociedade atual tem experimentado uma intensa transformação em suas relações sociais e interpessoais, principalmente após a pandemia do Covid-19. A virtualização de atos da vida civil já era uma realidade, contudo, não podemos negar que, nesse contexto, a pandemia mundial vivenciada acelerou muitos processos. Atividades que antes eram cumpridas basicamente por meio analógico, agora são desenvolvidas em um ambiente virtual. Com isso, atos ilícitos, mormente de natureza penal, passaram a crescer no ambiente digital. 

PALAVRAS-CHAVE: Crimes. Internet. Segurança Pública.


Texto completo:

PDF

Referências


CRESPO, Marcelo Xavier de F. Crimes digitais. [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2011. E-book. ISBN 9788502136663. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502136663/. Acesso em: 20

set. 2023.

DUTRA, Pedro Henrique; SOARES, Daniel Francisco. Uma análise sob os crimes cibernéticos na pandemia e o acompanhamento no âmbito do direito penal.

Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20158. Acesso em: 20 set. 2023.

TOCANTINS. Estatísticas Gerais. Polícia Civil do Estado do Tocantins. Disponível em:

eyJrIjoiMDAyNzBlOWEtYWU4Ni00ZjQ0LTg2MTEtNjJjZWE0MGE1ZGY3IiwidCI6ImY5ZT

I0MzExLWJmYTEtNDVmMi05MjhhLTdiMGMwNjlmNDExMyJ9. Acesso em: 20 de set.2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281